Insolvência, Regulação e Valor de Liquidação no Mercado de Seguros Brasileiro
Palabras clave:
Insolvência, Avaliação a Valor de Saída, Entidades Seguradoras, RegulaçãoResumen
O presente artigo buscou estudar o procedimento contábil de avaliação patrimonial de seguradoras em descontinuidade. Para tal, adotou-se duas metodologias: primeiro, foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca da teoria contábil de avaliação patrimonial e dos aspectos econômicos e jurídicos do fenômeno da insolvência, de empresas em geral e, especificamente, de entidades seguradoras; num segundo momento foi realizada uma pesquisa empírica para identificar, principalmente, se os procedimentos de avaliação de ativos de seguradoras em processos de descontinuidade diferem dos procedimentos de avaliação de ativos das seguradoras em continuidade e, subsidiariamente, i) se existem diferenças de procedimentos e quais são; ii) se existe diferença entre a teoria e a prática, em relação à descontinuidade de empresas seguradoras. Essa abordagem positiva permitiu identificar não só que os ativos das seguradoras em descontinuidade não são mensurados a valores de saída, contrariando, portanto, o que defendem a teoria contábil e os Princípios Contábeis, mas, além disso, que as seguradoras praticam gerenciamento da informação contábil com o propósito de descaracterizar a situação econômico-financeira que motivou o processo de descontinuidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.