O Processo Decisório em Ambientes Contábeis: uma Aplicação da Teoria dos Modelos Mentais Probabilísticos
Palavras-chave:
Processo Decisório, Informação Contábil, Teoria dos Modelos Mentais Probabilísticos.Resumo
O presente estudo teve como propósito testar a existência dos erros de preferência previstos pela Teoria dos Modelos Mentais Probabilísticos (TMMP) proposta por Gigerenzer, Hoffrage e Kleinbölting (1991) em ambiente de decisões individuais com base em informações contábeis, e, de forma subjacente, testar o efeito da variável experiência profissional e gênero nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa experimental com 180 homens e mulheres, com e sem experiência profissional, para avaliar a existência de erros de preferência nos processos decisórios baseados em informações contábeis. Os resultados obtidos revelam, para a amostra em questão, a ocorrência dos erros de preferência previstos na TMMP, independentemente do gênero e do grau de experiência profissional dos respondentes, com exceção do caso das mulheres sem experiência, em que o fenômeno em questão não pode ser estatisticamente comprovado. Esses resultados apontam para a necessidade de que se pesquisem formas de fornecer informações que evitem a ocorrência do fenômeno, uma vez que o mesmo pode não só provocar prejuízos evitáveis, mas também pode permitir que os fornecedores da informação influenciem na decisão de forma a direcioná-la de acordo com as suas conveniências pessoais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.