Sobre a Revista

Revista Quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade - PPGC/Cepcon apoiada pelo Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Foco e Escopo

Missão e Objetivos

A missão da Contabilidade Vista & Revista é disseminar o conhecimento científico na área de Contabilidade, Controladoria e Finanças. 

O objetivo da revista é publicar e divulgar por meio Eletrônico, de forma gratuita, pesquisas teóricas e aplicadas para fomentar o conhecimento na área de Contabilidade, Controladoria e Finanças. São priorizadas as pesquisas científicas elaboradas por professores e alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais do Brasil e do Exterior com qualidade e efetiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento científico da área contábil. 

O público-alvo da Contabilidade Vista & Revista é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Contabilidade, Controladoria e Finanças. O periódico publica artigos inéditos teórico-empíricos nas áreas de Contabilidade, Controladoria e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.

 

Áreas Temáticas

Contabilidade Financeira

Nesta área temática, abordam-se temas teóricos e práticos relativos à Contabilidade Financeira das organizações. É essencialmente focada nas demandas do mercado por profissionais e pesquisadores que atuem na contabilidade para o atendimento das exigências legais de empresas e governos em termos fiscais, financeiros, trabalhistas, comerciais e societários. Contempla ainda, temas de pesquisa contemporâneos no desenvolvimento da Teoria da Contabilidade, particularmente em relação à abordagem positiva da contabilidade e à necessidade de informações para segmentos específicos. Alguns temas de pesquisas nessa linha envolvem: normas de contabilidade e seus impactos na prática contábil, contabilidade governamental, contabilidade no terceiro setor, contabilidade das instituições financeiras, análise de demonstrações contábeis, contabilidade e planejamento tributário, combinações de negócios e reestruturações societárias e seus enfoques contábeis e financeiros, auditoria externa, regulação, disclosure, educação em contabilidade, contabilidade de operações com instrumentos financeiros, entre outros.

Controladoria e Finanças

De forma geral, a área temática em Controladoria e Finanças congrega pesquisas relacionadas aos sistemas de controle gerencial e às finanças corporativas nas organizações. Nesta linha, são desenvolvidas pesquisas teóricas e empíricas relacionadas aos seguintes temas: sistemas de controles internos, métodos de avaliação de desempenho gerencial, análises de crédito e do risco de insolvência das empresas, modelos de avaliação de empresas (Valuation), tomada de decisões financeiras sob condição de risco, análise financeira e da eficiência de empresas, sistemas de informações financeiras, política de investimentos, política de financiamento e política de distribuição de resultados das empresas, interface entre as decisões financeiras das firmas e a criação de valor para os acionistas, análise de investimentos em mercados financeiros, de crédito e de capitais, custos e formação de preços, planejamento e execução orçamentária, governança corporativa, auditoria interna, “gerenciamento” de resultados financeiros e suas implicações para a firma e acionistas, gestão de riscos nas organizações, fusões e aquisições de empresas, recompra de ações, abertura e fechamento do capital das firmas, entre outros tópicos contemporâneos de pesquisa concernentes à área de Controladoria e Finanças.

Classificação QUALIS/CAPES - A