Mensuração do Retorno Social de Organizações sem Fins Lucrativos por meio do SROI – Social Return On Investiment
Palavras-chave:
Terceiro Setor, Resultado Social, SROIResumo
Este estudo avaliou a capacidade de mensuração do resultado social com base em demonstrações financeiras de organizações sem fins lucrativos, considerando a importância de mensurar e evidenciar esse resultado, sob vários aspectos, especialmente em relação à captação de recursos. Devido à falta de indicadores que possibilitem a mensuração do retorno social para cada recurso arrecadado e gerido pelas organizações sem fins lucrativos, utilizou-se a metodologia SROI como instrumento de avaliação e mensuração do desempenho da gestão dessas organizações. Foram analisadas as Demonstrações Financeiras de duas organizações sem fins lucrativos, atuantes na área hospitalar. Após a pesquisa, foi possível identificar vantagens e limitações dessa metodologia (SROI). Entre as vantagens, destaca-se a identificação do valor da causa social, ou, o valor do benefício gerado à sociedade por meio da prestação de serviços gratuitos, e a separação entre valor econômico e valor social. Dentre as limitações, destaca-se a não consideração pela metodologia dos recursos arrecadados de doações e a não utilização do valor da imunidade tributária em comparação aos benefícios gerados à sociedade.Downloads
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