Impacto dos Formadores de Mercado sobre a Liquidez das Ações Negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo
Palabras clave:
Mercado de Capitais, Liquidez, Formadores de Mercado, Quebra EstruturalResumen
A liquidez dos ativos transacionados no mercado acionário exerce um papel fundamental na construção de portfólios dos investidores. O objetivo deste trabalho é constatar evidências empíricas sobre o relacionamento entre a atuação dos Formadores de Mercado e o aumento na liquidez das ações das companhias brasileiras de capital aberto no período de março 2003 a dezembro de 2007. Para se testar a quebra estrutural em séries de tempo, foi aplicado o teste de Chow, que buscou verificar se houve mudança significativa nos volumes de negociação das ações após a contratação dos Formadores de Mercado. Os resultados obtidos permitiram concluir que há evidências significativas de que a contratação de Formadores de Mercado tem o poder de aumentar a liquidez das ações negociadas na Bovespa, fazendo com que haja maior facilidade às negociações desses títulos no mercado por parte dos investidores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.