RACIOCÍNIO CRÍTICO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FEA-USP: UMA APLICAÇÃO DO MODELO INSTRUCIONAL DE RICHARD PAUL
Palavras-chave:
Contabilidade – Estudo e ensino, Raciocínio, Métodos de ensinoResumo
Tendo em vista à demanda do mercado e da nova lei das Sociedades Anônimas que vem exigindo um perfil profissional da área de negócios com maior nível de raciocínio crítico e capacidade de julgamento, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar e avaliar empiricamente a efetividade do modelo de raciocínio crítico de Richard Paul em alunos de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) no desenvolvimento de habilidades para pensar criticamente sobre contabilidade. Para tanto foi utilizado um quase-experimento na instituição durante o segundo semestre de 2010, tendo uma abordagem geral (quatro intervenções de 30 min) de aplicação do modelo com o monitoramento da classe. Na pesquisa, os participantes preencheram dois instrumentos de avaliação: um deles aplicado no início e no final do semestre que avaliou habilidades (Ennis Weir Critical Thinkings Essay Test – EWCTET) de raciocínio crítico e outro uma pesquisa demográfica (aplicado no final do semestre). Além de análises descritivas das amostras foi aplicada a análise de covariância (ANCOVA) utilizando os pré-testes como covariáveis. Nos resultados não foi constatado efeito significativo do modelo instrucional no desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico, contrariando assim, resultados de estudos anteriores (REED, 1998 e ABRAMI et al., 2008). Para futuras pesquisas, recomenda-se a aplicação do modelo em cursos de graduação ou pós-graduação da área contábil em diferentes abordagens e com maior intensificação das intervenções na turma experimento.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.