A INFLUÊNCIA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NO VALOR DE MERCADO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS EUROPEIAS E LATINO-AMERICANAS

Autores

  • Ana Caroline Nascimento Universidade Estadual de Campinas -Unicamp
  • Nágela Bianca do Prado Universidade Estadual de Campinas -Unicamp
  • Márcio Marcelo Belli Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Luiz Eduardo Gaio Universidade Estadual de Campinas -Unicamp
  • Angela Christina Lucas Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.7114

Palavras-chave:

Diversidade, Gênero, Valor de mercado, Europa, América latina

Resumo

Os debates sobre a diversidade de gênero têm abordado a influência das mulheres nos ambientes organizacionais e seu papel no aumento dos ganhos econômicos e não econômicos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar como a percepção de valor de uma empresa é afetada pela maior igualdade entre homens e mulheres em um ambiente organizacional. Com base em dados secundários do eixo social da base de dados Refinitiv EIKON, foi realizado um estudo quantitativo, por meio de regressão linear múltipla, em uma amostra de 2.195 empresas de dois blocos de países: Europa e América Latina. Para ambos os blocos de países, verificou-se que a maior igualdade de gênero no conselho de administração teve uma correlação positiva com o valor de mercado da empresa. Adicionalmente, verificou-se, mas apenas para a América Latina, que uma política de igualdade salarial entre os gêneros, bem como a igualdade de gênero em termos de gestão, teve uma correlação positiva com o indicador Q de Tobin. A principal inovação neste estudo é a abordagem quantitativa, já que a maioria das pesquisas anteriores se baseou em entrevistas e observações qualitativas para entender a adesão à diversidade de gênero nas organizações. Os resultados são robustos para a econometria utilizada e dão suporte ao potencial de ampliar a discussão sobre igualdade de gênero no ambiente empresarial, identificando e quantificando a influência das mulheres nos valores da empresa. O estudo abre espaço para discussão sobre a importância das cotas de gênero nas empresas. Política usada na Europa.

Biografia do Autor

Ana Caroline Nascimento, Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Aluna do Mestrado em Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Nágela Bianca do Prado, Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Aluna do Mestrado em Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Márcio Marcelo Belli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP - FCA

Luiz Eduardo Gaio, Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Professor do programa de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Ciências Aplicadas / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Angela Christina Lucas, Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Professor no programa de mestrado e doutorado da Faculdade de Ciências Aplicadas / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

NASCIMENTO, A. C. .; PRADO, N. B. do; BELLI, M. M.; GAIO, luiz E.; LUCAS, A. C. . A INFLUÊNCIA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NO VALOR DE MERCADO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS EUROPEIAS E LATINO-AMERICANAS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 195-217, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i1.7114. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7114. Acesso em: 20 maio. 2022.