IMPACTO DA ABERTURA DE CAPITAL NO CUSTO DA DÍVIDA DAS EMPRESAS

Autores

  • Antonio Rao de Toledo Lara Palmieri Graduado em Economia Empresarial e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)
  • Marcelo Augusto Ambrozini Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Palavras-chave:

Finanças Corporativas

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar como a abertura de capital das empresas brasileiras influenciou no custo das suas dívidas. A pesquisa teve como referência as empresas que abriram capital no ano de 2007, uma vez que aquele foi o ano recordista em lançamento de ofertas primárias de ações na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, ampliando a base de dados disponível. Como amostra, foram selecionados dados trimestrais destas empresas a partir do último trimestre de 2006, até o último trimestre de 2008, completando 9 períodos de análises. Os testes estatísticos utilizados neste trabalho foram baseados em dados em painel, aplicando Mínimos Quadrados Ordinários agrupados (modelo pooled), efeitos fixos e efeitos aleatórios. Como principal conclusão verificou-se que existe significância estatística que aponta para uma redução no custo de capital de terceiros das empresas após a realização da Oferta Pública Inicial (IPO) e o modelo de efeitos aleatório foi mais adequado para a resolução deste problema de pesquisa.

Biografia do Autor

Antonio Rao de Toledo Lara Palmieri, Graduado em Economia Empresarial e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Graduado em Economia Empresarial e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Marcelo Augusto Ambrozini, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-09-23

Como Citar

PALMIERI, A. R. de T. L.; AMBROZINI, M. A. IMPACTO DA ABERTURA DE CAPITAL NO CUSTO DA DÍVIDA DAS EMPRESAS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 124-142, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3424. Acesso em: 27 out. 2020.