IMPACTO DA ABERTURA DE CAPITAL NO CUSTO DA DÍVIDA DAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Finanças CorporativasResumo
O objetivo deste trabalho é investigar como a abertura de capital das empresas brasileiras influenciou no custo das suas dívidas. A pesquisa teve como referência as empresas que abriram capital no ano de 2007, uma vez que aquele foi o ano recordista em lançamento de ofertas primárias de ações na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, ampliando a base de dados disponível. Como amostra, foram selecionados dados trimestrais destas empresas a partir do último trimestre de 2006, até o último trimestre de 2008, completando 9 períodos de análises. Os testes estatísticos utilizados neste trabalho foram baseados em dados em painel, aplicando Mínimos Quadrados Ordinários agrupados (modelo pooled), efeitos fixos e efeitos aleatórios. Como principal conclusão verificou-se que existe significância estatística que aponta para uma redução no custo de capital de terceiros das empresas após a realização da Oferta Pública Inicial (IPO) e o modelo de efeitos aleatório foi mais adequado para a resolução deste problema de pesquisa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.