Impactos da Implementação das Normas Internacionais de Contabilidade sobre Indicadores Financeiros: um Estudo das Empresas Brasileiras com Ativos Biológicos
Palavras-chave:
Ativos Biológicos, Indicadores Financeiros, IFRSResumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar as consequências da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) em alguns indicadores financeiros das empresas brasileiras de capital aberto que possuem ativos biológicos. Para isso, foram calculados alguns indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade, com base nos relatórios contábeis antes e depois da adoção das IFRS, apurando as suas variações percentuais. Posteriormente, com o objetivo de verificar a significância estatística das diferenças encontradas, foi aplicado o Teste de Postos com Sinais de Wilcoxon para Pares Combinados. Além disso, para investigar as variações encontradas, o mesmo procedimento foi repetido para cada componente dos indicadores. Os resultados mostram que as diferenças são estatisticamente significantes para a composição do endividamento em ambos os níveis de significância testados, ou seja 5 e 10%, e para a liquidez corrente apenas no nível de 10%. Complementarmente, as análises das contas que compõem cada um dos indicadores utilizados neste estudo apresentaram diferenças estatisticamente significantes para o Lucro Bruto, a soma do Ativo Circulante e do Ativo Realizável a Longo Prazo, o Patrimônio Líquido, a soma do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo e o Ativo Total. Com isso pode-se concluir, que apesar das novas normas contábeis exercerem impactos significativos sobre os componentes das demonstrações financeiras, os efeitos sobre os indicadores, na maioria dos casos, não apresentaram-se significativos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.