A Organização Profissional Contábil no Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1882 a 1947
Palabras clave:
Organização Profissional, Entidades Contábeis, História da Contabilidade.Resumen
Este artigo apresenta um relato histórico sobre a organização profissional contábil no Estado do Rio Grande do Sul no período compreendido entre 1882 e 1947 (ano de criação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul), tratando de instituições representativas da classe contábil e de algumas personalidades que nelas atuaram. A pesquisa foi desenvolvida a partir de documentos das instituições estudadas, de informações de periódicos dos séculos XIX e XX, de entrevistas, e outras fontes bibliográficas, constituindo-se em uma pesquisa exploratório-descritiva. Associadas a estes documentos são divulgadas imagens digitalizadas que contribuem para ilustrar alguns dos fatos mencionados. O estudo revela que a organização profissional contábil no Rio Grande do Sul teve sua origem nas entidades representativas da classe comercial, dado que a profissão de Guarda-Livros estava intrinsecamente ligada às atividades das casas comerciais. As instituições mapeadas e descritas neste estudo foram o Club Caixeiral Porto-Alegrense, o Club de Guarda-Livros de Porto Alegre, a Associação dos Empregados do Comércio de Porto Alegre e o Instituto Rio Grandense de Contabilidade. Mesmo tratando-se de uma pesquisa regional, acredita-se que possa contribuir para o conhecimento e a formação da memória histórico-cultural da contabilidade brasileira.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.