Uma Análise dos Fatores Diferenciadores na Divulgação de Informações Voluntárias sobre o Meio Ambiente
Palavras-chave:
Teoria Contábil, Contabilidade AmbientalResumo
Este estudo analisa os fatores diferenciadores do nível de divulgação de informações voluntárias sobre o meio ambiente por companhias brasileiras de capital aberto. Com base na teoria da divulgação, foram consideradas sete variáveis: tamanho, rentabilidade, endividamento, governança corporativa, sustentabilidade, controle acionário e internacionalização, visando estabelecer a sua relação com o nível de divulgação ambiental. Por meio da técnica de análise de conteúdo das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) do exercício findo em 2008, examinaram-se as informações de caráter ambiental divulgadas por 69 empresas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores de alto impacto ambiental, assim classificadas de acordo com o Anexo VIII da Lei n°. 10.165/2000. Em seguida, identificaram-se os fatores diferenciadores que explicam a divulgação de informações ambientais por meio da técnica estatística de regressão múltipla. Os resultados revelam que as informações evidenciadas nas DFPs figuram, em sua maioria, no relatório da administração, pertencem majoritariamente à tipificação declarativa, com destaque para as notícias boas. A análise de regressão aponta que as variáveis tamanho e sustentabilidade exercem influência direta e significativa no nível de divulgação de informações de cunho ambiental.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.