Indicadores Financeiros Aplicados à Gestão de Instituições de Ensino de Educação Básica
Palavras-chave:
Indicadores de Desempenho Financeiros, Gestão de instituições de Ensino, Benchmarking.Resumo
O estudo objetivou a construção de um conjunto de indicadores de desempenho financeiros que foram calculados, analisados e em seguida avaliados pelos gestores de instituições de ensino. Essa avaliação foi no sentido de verificar se os indicadores, usados como benchmarking, permitiriam a autoavaliação e indicariam a necessidade de mudanças estratégicas. Para a construção dos indicadores partiu-se de uma revisão bibliográfica que selecionou um conjunto de indicadores para apoio à gestão. Os dados necessários para calcular esses indicadores foram obtidos a partir da análise contábil, no período de 2007 e 2008, de 39 escolas, sendo 23 públicas municipais, cinco públicas estaduais e 11 instituições privadas, todas pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma vez calculados e tabulados esses indicadores, então, foram apresentados aos gestores das instituições pesquisadas. A avaliação dos gestores foi no sentido de verificar quais indicadores seriam relevantes na tomada de decisão na gestão das escolas por eles administradas. Com esse processo foi possível sistematizar um conjunto de indicadores, avaliados como os mais adequados à gestão de escolas e que oferecem a comparabilidade de uma escola em relação às demais do mesmo grupo (públicas ou privadas) e de mesmo nível e modalidade de ensino e entre ambos e com valor de benchmarking. Em termos de magnitude dos indicadores calculados, foi possível detectar significativas diferenças entre escolas, indicando que a gestão, a partir desses valores, poderia melhorar o desempenho financeiro das escolas.
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