Publicações sobre o Custeio Baseado em Atividades (ABC) em Congressos Brasileiros de Custos no Período de 1997 a 2006
Palavras-chave:
ABC, Congresso Brasileiro de Custos, Artigos, PesquisaResumo
O método de custeio baseado em atividades (ABC) foi inicialmente desenvolvido a partir da década de 1980. Desde então, diversos trabalhos têm sido publicados sobre o tema. No Brasil, um dos principais fóruns de discussão sobre o ABC tem sido o Congresso Brasileiro de Custos. Iniciado em 1994, tem subsidiado as discussões sobre o tema “custos”, congregando diversos profissionais e acadêmicos. Este artigo visa analisar as características das publicações sobre o ABC. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo, realizada sobre os artigos publicados nas edições de 1997 à 2006 do referido congresso. O estudo conclui que tem havido pouca contribuição teórica dos artigos, estando os mesmos muito baseados no arcabouço teórico de livros textos e autores clássicos. Outra característica predominante dos artigos é a sua configuração como trabalhos eminentemente direcionados à aplicação prática do ABC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.