Gestão Estratégica de Custos: Identificando o Alinhamento Estratégico em uma Empresa de Segurança
Palavras-chave:
Custo, Estratégia, Controle, ServiçosResumo
O alinhamento entre os controles de gestão e a estratégia tem sido proposto como alternativa para elevação da competitividade das organizações, existindo inclusive evidências empíricas que corroboram isto. Entre os controles de gestão cabe destacar o papel desempenhado pelos sistemas gerenciais de custeio. No entanto, em especial nestes últimos, há carência de pesquisas empíricas que demonstrem como este alinhamento ocorre, se ocorre. Neste sentido, esse artigo realiza, a partir do modelo das Alavancas de Controle, uma análise do alinhamento dos controles de custo e estratégia em uma organização de serviços, no setor de segurança. Primeiramente, é apresentada a problemática, seguida por uma revisão de literatura sobre controles de gestão e sistemas de custeio. Após, é desenvolvido o modelo empírico de investigação, sendo o mesmo aplicado em uma organização de serviços. Na seqüência são analisados os resultados, mostrando lacunas no alinhamento, principalmente nos aspectos restritivos do controle de gestão e apresentadas oportunidades de melhoria. Finalmente, são feitas as considerações finais, que mostram a utilidade do modelo de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.