Centros de Serviços Compartilhados: Publicações no Congresso Brasileiro de Custos (CBC) no Período de 1998 a 2008
Palavras-chave:
Centros de Serviços Compartilhados, Racionalização de Processos, Gestão de Custos.Resumo
O reconhecimento da existência de um mercado de concorrência acirrada tem, ao longo das últimas décadas, induzido as empresas a ações estratégicas e operacionais, visando torná-las competitivas e em condições de uma continuidade sustentável. Entre tais ações tem-se a criação dos centros de serviços compartilhados (CSC), um mecanismo de redução de desperdícios e de aumento da eficiência e da eficácia na execução das atividades organizacionais. Considerando-se que uma das formas de verificar os avanços conceituais das práticas de gestão propostas é acompanhar os estudos que ocorrem sobre elas, o objetivo deste artigo é analisar as características das publicações mais recentes sobre o compartilhamento de serviços via criação de órgãos centralizadores de execução. Trata-se de uma pesquisa documental e de análise de conteúdo, aplicada nos artigos publicados nas edições do Congresso Brasileiro de Custos (CBC), um importante fórum de discussão sobre a gestão de custos das organizações, referentes ao período 1998 a 2008. As principais conclusões indicam que, apesar da relevância do tema em nível internacional, é incipiente a quantidade de artigos sobre CSC apresentados nessas 11 últimas edições do CBC, não ultrapassando cinco unidades. Além disso, nesses cinco artigos apresentados no CBC há falta de uma metodologia de pesquisa mais objetiva e de um referencial teórico mais robusto sobre o CSC. Portanto, os conteúdos das poucas publicações encontradas não apresentam acréscimos relevantes para uma análise crítica do tema de forma a oferecer proposições mais significativas para a evolução e aperfeiçoamento dessa prática de gestão. Pesquisa adicional a outros veículos acadêmicos de publicação ratifica os achados do estudo.Downloads
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