“Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma Análise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Autores

  • Charline Barbosa Pires
  • Ernani Ott
  • Claudio Damacena

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Contadores, Profissão Contábil

Resumo

Este estudo analisa o perfil do profissional contábil requerido pelo mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Técnicas de Estatística Descritiva Bivariada e Multivariada são utilizadas na análise de 939 ofertas de emprego coletadas no período de janeiro a setembro de 2007 no jornal Zero Hora e no site de recolocação profissional Manager. A análise dos dados revela a procura por profissionais com um amplo conjunto de competências, mas aponta que a demanda por candidatos que possuem experiência profissional prévia e conhecimentos relacionados à “Contabilidade Societária, Legislação Societária e Tributária” é elevada, sendo este grupo de competências identificado como o mais valorizado pelos empregadores. Conclui-se que na região estudada predomina a idéia de contador como um profissional técnico, fazendo com que seja procurado para desempenhar funções mais próximas daquelas que caracterizam o “guarda-livros” e não o “parceiro de negócios”, descrito na literatura.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

PIRES, C. B.; OTT, E.; DAMACENA, C. “Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma Análise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 157-187, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/655. Acesso em: 16 out. 2021.