Administração do Capital de Giro: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Criação de Valor para a Empresa
Palavras-chave:
Contabilidade Financeira, FinançasResumo
Neste artigo são examinados os efeitos da relação entre a administração do capital de giro e a criação de valor para a empresa. Foram estudadas empresas não-financeiras listadas na BM&F Bovespa no período de 1990 a 2008, adotando-se modelos propostos por Kieschnick, LaPlante e Moussawi (2009). Foram verificados os efeitos do caixa, do EBITDA, dos juros e dividendos pagos, das despesas financeiras, do nível de alavancagem, do ativo líquido, da dívida líquida, das despesas com vendas e do investimento em capital de giro líquido operacional sobre os retornos excessivos obtidos pela empresa. Os principais resultados do estudo indicam: (1) cada Real (R$) adicional aplicado em caixa aumenta o valor da empresa; (2) cada Real (R$) adicional no nível de alavancagem reduz o valor da empresa; (3) o aumento da dívida líquida reduz o valor da empresa; (4) o investimento em capital de giro líquido operacional por meio de dívida reduz o valor da empresa; (5) cada Real (R$) adicional em pagamento de juros aumenta o valor da empresa, evidenciando o benefício fiscal da dívida; e (6) existe o efeito da restrição financeira para empresas menores em relação a empresas maiores.
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