ANÁLISE DA NARRATIVA DE COMPLIANCE COMO ELEMENTO LEGITIMADOR NO RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS MOÇAMBICANAS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v35i1.7894Palavras-chave:
Narrativa de Compliance, Legitimidade Moral, Instituições Bancárias, MoçambiqueResumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a utilização da narrativa de compliance como elemento de legitimação moral no relatório da administração das instituições bancárias Moçambicanas. Para o alcance do objetivo proposto recorreu-se à abordagem qualitativa por meio da análise de relatórios administrativos de onze instituições bancárias de Moçambique do ano de 2019. As categorias de análise foram criadas mediante uma relação entre as formas de legitimidade moral de Suchman (1995) e os pilares de compliance descritos por Assi (2018). Os achados da pesquisa demonstraram que as instituições bancárias de Moçambique se valem da narrativa de compliance para ganhar, manter e recuperar a legitimidade moral. As estratégias de análise de riscos, treinamento e comunicação e suporte da alta administração foram as mais utilizadas para a legitimidade organizacional das instituições bancárias de Moçambique, ao passo que as estratégias de auditoria e monitoramento e investigações internas foram as menos evidenciadas. Assim, concluiu-se que os gestores das instituições bancárias reforçam a imagem positiva da organização para seus interlocutores utilizando, em maior proporção, estratégias de manutenção e ganho de legitimidade moral.
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