SUPORTE SOCIAL E ENGAJAMENTO NOS ESTUDOS

EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE NEGÓCIOS

Autores

  • Anderson Betti Frare Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jorge Katsumi Niyama Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7282

Palavras-chave:

Suporte social, suporte de professores, suporte de colegas, engajamento nos estudos, desempenho acadêmico

Resumo

O objetivo do estudo é analisar os efeitos do suporte social (professores e colegas) e do engajamento nos estudos no desempenho acadêmico de estudantes de graduação da área de negócios. Uma survey foi realizada com estudantes de graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior (IES) federal do Brasil resultando em uma amostra final de 204 estudantes. As hipóteses foram testadas com modelagem de equações estruturais. Adicionalmente, fez-se uso da análise qualitativa comparativa fuzzy-set. Os resultados sugerem efeitos positivos do suporte de professores e de colegas no engajamento nos estudos e, consequentemente, no desempenho acadêmico. O engajamento nos estudos promove mediação total (parcial) entre o suporte de professores (suporte de colegas) e desempenho acadêmico. Os achados complementares apontam que os estudantes apresentam até três soluções para alcançar alto desempenho acadêmico. A solução que contempla a maior parte dos discentes revela que indiferente do curso, idade ou gênero, a presença de suporte de colegas e engajamento nos estudos são essenciais, enquanto o suporte de professores é complementar. São agregadas evidências sobre determinantes do desempenho acadêmico de discentes da área de negócios, além de fornecer indícios do papel mediador que o engajamento nos estudos pode assumir entre o suporte de professores e de colegas com o desempenho acadêmico. Também se proporciona insights e subsídios para estudantes, professores, diretores de faculdades de negócios, universidades, tomadores de decisões e sociedade em geral. Essencialmente, são apresentados determinantes do engajamento nos estudos e de melhores níveis de desempenho discente.

Biografia do Autor

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ,  Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 21941-901, anderson_betti_frare@hotmail.com, +55 48 3721-3891.

https://orcid.org/0000-0002-4602-7394

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº, Trindade – Florianópolis – SC, 88040-970, ilse.beuren@gmail.com, +55 48 3721-3891

https://orcid.org/0000-0003-4007-6408

Jorge Katsumi Niyama, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília – UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, s/nº, Brasília – DF, 70910-900, jkatsumi@unb.br, +55 61 3107-0812

https://orcid.org/0000-0002-8738-3838

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

FRARE, A. B.; BEUREN, I. M.; NIYAMA, J. K. SUPORTE SOCIAL E ENGAJAMENTO NOS ESTUDOS: EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE NEGÓCIOS . Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 28–51, 2023. DOI: 10.22561/cvr.v34i2.7282. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7282. Acesso em: 25 abr. 2024.

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