Indicadores para Avaliação da Gestão do Conhecimento em Empresas Comerciais

Autores

  • Romualdo Douglas Colauto
  • Ilse Maria Beuren

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Capital Humano

Resumo

   O atual ambiente organizacional intensifica a importância em adquirir e gerenciar o conhecimento humano e o aprendizado interativo contínuo. O incremento na valorização do conhecimento pode ser considerado um diferencial competitivo, uma vez que, o fluxo de investimentos em pessoas e a utilização plena da inteligência dos participantes da empresa, dissemina-se na organização e converge para a criação de valor. Assim, a gestão do conhecimento deve fazer parte das estratégias das organizações. O artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de indicadores de avaliação da gestão do conhecimento em empresas comerciais. Vale destacar que a viabilidade do estudo implica que a alta administração faça a ligação entre as informações dos indicadores com o planejamento e o controle das estratégias definidas e alcançadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. A pesquisa contribui na sugestão de um conjunto de indicadores que facilitam a monitoração da estrutura interna e externa das empresas.

 

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Publicado

2009-05-07

Como Citar

COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Indicadores para Avaliação da Gestão do Conhecimento em Empresas Comerciais. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 63–82, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/285. Acesso em: 4 nov. 2024.

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