Indicadores para Avaliação da Gestão do Conhecimento em Empresas Comerciais
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Capital HumanoResumo
O atual ambiente organizacional intensifica a importância em adquirir e gerenciar o conhecimento humano e o aprendizado interativo contínuo. O incremento na valorização do conhecimento pode ser considerado um diferencial competitivo, uma vez que, o fluxo de investimentos em pessoas e a utilização plena da inteligência dos participantes da empresa, dissemina-se na organização e converge para a criação de valor. Assim, a gestão do conhecimento deve fazer parte das estratégias das organizações. O artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de indicadores de avaliação da gestão do conhecimento em empresas comerciais. Vale destacar que a viabilidade do estudo implica que a alta administração faça a ligação entre as informações dos indicadores com o planejamento e o controle das estratégias definidas e alcançadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. A pesquisa contribui na sugestão de um conjunto de indicadores que facilitam a monitoração da estrutura interna e externa das empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.