Inserção da Controladoria em Teses da FEA/USP: uma Análise nas Perspectivas dos Aspectos Conceitual, Procedimental e Organizacional
Palavras-chave:
Controladoria, Aspectos conceitual, Procedimental e Organizacional, Teses.Resumo
A Controladoria assume cada vez mais papel preponderante no contexto administrativo das organizações. Ao prover informações de suporte ao processo de gestão, ela intenta contribuir para a continuidade dessas organizações. No entanto, por ser uma área de conhecimento relativamente nova, persistem ainda dúvidas sobre sua conceituação, seu papel no processo de gestão e os procedimentos por ela adotados como órgão administrativo. Assim, o estudo objetiva analisar a inserção da Controladoria, sob as três perspectivas propostas por Borinelli (2006), nas teses defendidas no Doutorado da FEA/USP no período de 1997 a 2006. Tendo um cheklist como instrumento de pesquisa, foi realizada pesquisa exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa. A população da pesquisa compreende as 102 teses defendidas no período, e a amostra estratificada, após alguns ajustes, resultou em 18 teses. Os resultados da pesquisa relacionam os enfoques da Controladoria nas teses com as três perspectivas, aspectos conceituais, procedimentais e organizacionais, propostas por Borinelli (2006). Conclui-se, com base nos achados da pesquisa, que há uma inserção fraca e pouco significativa da Controladoria, em seus aspectos conceituais, procedimentais e organizacionais, nas teses da FEA/USP defendidas entre os anos de 1997 e 2006.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.