Inserção da Controladoria em Teses da FEA/USP: uma Análise nas Perspectivas dos Aspectos Conceitual, Procedimental e Organizacional

Autores

  • Adriano Lourensi
  • Ilse Maria Beuren

Palavras-chave:

Controladoria, Aspectos conceitual, Procedimental e Organizacional, Teses.

Resumo

A Controladoria assume cada vez mais papel preponderante no contexto administrativo das organizações. Ao prover informações de suporte ao processo de gestão, ela intenta contribuir para a continuidade dessas organizações. No entanto, por ser uma área de conhecimento relativamente nova, persistem ainda dúvidas sobre sua conceituação, seu papel no processo de gestão e os procedimentos por ela adotados como órgão administrativo. Assim, o estudo objetiva analisar a inserção da Controladoria, sob as três perspectivas propostas por Borinelli (2006), nas teses defendidas no Doutorado da FEA/USP no período de 1997 a 2006. Tendo um cheklist como instrumento de pesquisa, foi realizada pesquisa exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa. A população da pesquisa compreende as 102 teses defendidas no período, e a amostra estratificada, após alguns ajustes, resultou em 18 teses. Os resultados da pesquisa relacionam os enfoques da Controladoria nas teses com as três perspectivas, aspectos conceituais, procedimentais e organizacionais, propostas por Borinelli (2006). Conclui-se, com base nos achados da pesquisa, que há uma inserção fraca e pouco significativa da Controladoria, em seus aspectos conceituais, procedimentais e organizacionais, nas teses da FEA/USP defendidas entre os anos de 1997 e 2006.

Downloads

Publicado

2011-04-08

Como Citar

LOURENSI, A.; BEUREN, I. M. Inserção da Controladoria em Teses da FEA/USP: uma Análise nas Perspectivas dos Aspectos Conceitual, Procedimental e Organizacional. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 15-42, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1153. Acesso em: 27 nov. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>