Análise da Concorrência entre as Instituições de Ensino Superior do Vale do Itajaí/SC
Palavras-chave:
Características da Concorrência, Posicionamento Estratégico, Instituições de Ensino SuperiorResumo
Como o Estado não consegue suprir sozinho as necessidades de ensino superior no País, instituições de caráter privado foram autorizadas a complementar o desenvolvimento destas funções. Constituídas sob forma de universidades, centros universitários e faculdades integradas ou isoladas, passaram a concorrer e disputar uma fatia do mercado. Assim, o trabalho objetivou verificar como se caracteriza a concorrência entre as instituições de ensino superior estabelecidas no Vale do Itajaí/SC. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Nas cinco instituições de ensino superior da região foram entrevistados os dirigentes, através de um roteiro estruturado com perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada à luz da concorrência atual e potencial, da sua forma de atuação no mercado, da gestão destas instituições, da posição do líder, do posicionamento estratégico e dos desafios da concorrência. Os resultados evidenciam características relevantes para o direcionamento das ações que buscam posicionamentos estratégicos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.