Análise da Concorrência entre as Instituições de Ensino Superior do Vale do Itajaí/SC

Autores

  • Tarcísio Pedro da Silva
  • Ilse Maria Beuren
  • Amélia Silveira

Palavras-chave:

Características da Concorrência, Posicionamento Estratégico, Instituições de Ensino Superior

Resumo

   Como o Estado não consegue suprir sozinho as necessidades de ensino superior no País, instituições de caráter privado foram autorizadas a complementar o desenvolvimento destas funções. Constituídas sob forma de universidades, centros universitários e faculdades integradas ou isoladas, passaram a concorrer e disputar uma fatia do mercado. Assim, o trabalho objetivou verificar como se caracteriza a concorrência entre as instituições de ensino superior estabelecidas no Vale do Itajaí/SC. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Nas cinco instituições de ensino superior da região foram entrevistados os dirigentes, através de um roteiro estruturado com perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada à luz da concorrência atual e potencial, da sua forma de atuação no mercado, da gestão destas instituições, da posição do líder, do posicionamento estratégico e dos desafios da concorrência. Os resultados evidenciam características relevantes para o direcionamento das ações que buscam posicionamentos estratégicos

Downloads

Publicado

2009-05-12

Como Citar

DA SILVA, T. P.; BEUREN, I. M.; SILVEIRA, A. Análise da Concorrência entre as Instituições de Ensino Superior do Vale do Itajaí/SC. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 93–116, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/328. Acesso em: 16 abr. 2024.