Análise da Relação entre a Estrutura de Capital e o Lucro Operacional nas Diversas Gerações de Empresas Familiares Brasileiras

Autores

  • Ieda Margarete Oro
  • Ilse Maria Beuren
  • Nelson Hein

Palavras-chave:

Demonstrações Contábeis, Estrutura de Capital, Lucro Operacional, Gerações, Empresas Familiares.

Resumo

O trabalho objetiva analisar a relação entre a estrutura de capital e o lucro operacional nas diversas gerações de empresas familiares brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva relacional, do tipo levantamento, de natureza quantitativa e com corte seccional. A população compreende as 500 maiores empresas classificadas pela revista Exame de 2005. A amostra não probabilística e intencional teve como critério principal a empresa possuir controle acionário brasileiro, sendo que das 500 maiores 253 possuem possuíam essa característica. Após ajustes na amostra, para 175 empresas foi solicitado por e-mail informar se são familiares e a geração que as administra; 86 responderam negativamente e 59 confirmaram a característica de empresa familiar. Das 39 empresas foi possível analisar o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício e as Notas Explicativas de 2004. Na análise estatística dos dados coletados, as variáveis analisadas foram capital de terceiros e próprio (variável independente) e lucro operacional (variável dependente). Os resultados indicaram uma correlação fraca entre as variáveis analisadas na primeira geração. Já na segunda geração constatou-se uma correlação moderada a forte entre as variáveis. Na terceira geração ou mais, observou-se correlação forte no capital de terceiros e fraco no capital próprio. Conclui-se que há diferenças na estrutura de capital e no lucro gerado tendo como perspectiva as gerações que administram as empresas pesquisadas.

Downloads

Publicado

2009-08-05

Como Citar

ORO, I. M.; BEUREN, I. M.; HEIN, N. Análise da Relação entre a Estrutura de Capital e o Lucro Operacional nas Diversas Gerações de Empresas Familiares Brasileiras. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 67-94, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/574. Acesso em: 28 nov. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>