INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE PROPRIEDADE E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Estrutura de Propriedade. Interlock entre proprietários. Desempenho das empresas.Resumo
Este estudo objetiva verificar a influência da Estrutura de Propriedade e suas relações sociais (interlock entre proprietários) no desempenho das empresas. Utilizando-se do método hipotético dedutivo, um estudo descritivo foi realizado por meio de pesquisa documental em um total de 1.163 observações e aplicação de equações simultâneas na análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicam predominância dos apontamentos teóricos de seleção natural e neutralização mútua e da endogenia entre a Estrutura de Propriedade e o desempenho das empresas. Os interlocks entre proprietários majoritários e proprietários insiders revelam que os indivíduos detentores de recursos e poder sustentam sua posição, mantida devido à assimetria de valores e preferências dos proprietários. Conclui-se que o efeito das estimativas de parâmetros para os interlocks foram fracos quando comparados com os resultados da Estrutura de Propriedade, o que indica que os aspectos econômicos, advindos da Estrutura de Propriedade, se sobrepõem aos aspectos sociológicos, dos interlocks.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.