O Uso da Programação Dinâmica pela Contabilidade de Custos na Otimização de Recursos Escassos
Palavras-chave:
Programação Dinâmica, Contabilidade de Custos, Produção – Escassez de RecursosResumo
As empresas deparam-se constantemente com a necessidade de administrar a escassez de recursos, optando pela fabricação de um produto ou uma linha de produtos em detrimento de outros. Essas decisões requerem uma gama de informações onde se prioriza o melhor resultado, sob o ponto de vista da restrição da capacidade produtiva. O presente artigo pretende demonstrar a utilização da ferramenta programação dinâmica como apoio à contabilidade de custos. Por meio de um exemplo prático de restrição da capacidade produtiva, tenciona-se evidenciar a utilidade da programação dinâmica na resolução de problemas de limitação na produção. Primeiramente, enfatizou-se a importância da contabilidade de custos na gestão industrial, em especial na escassez de recursos. Após, fez-se uma incursão na Teoria das Restrições, bem como, na Margem de Contribuição e sua eficácia quando há limitações na capacidade de produção. Na seqüência, discorreu-se sobre a pesquisa operacional, particularmente a programação dinâmica, e apresentou-se o exemplo prático de uma empresa de cobertores e mantas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.