QUALIDADE DO LUCRO VERSUS GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DAS COMPANHIAS DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA B3
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i1.3680Palavras-chave:
Governança Corporativa, Persistência do Lucro, Qualidade do Lucro.Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre qualidade do lucro versus governança corporativa das empresas do setor utilidade pública listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Utilizou-se o banco de dados da Economática® e da B3 e, na amostra, participaram 63 empresas do setor de utilidade pública, por um período de cinco anos, i.e., 2010 a 2014. A persistência dos lucros foi utilizada como proxy da qualidade do lucro e as variáveis dependentes foram: a) Qualidade da auditoria; b) Concentração de propriedade - ON; c) Participação de instituições financeiras no capital votante; d) Participação nos Níveis de Governança Corporativa da B3; e, e) Participação do maior acionista nos fluxos de caixa - PN. Os resultados corroboram as hipóteses da pesquisa, apontando que, quando a empresa é auditada por Big Four, quanto maior for a participação de instituições financeiras em ações ordinárias, quando a empresa participa em algum dos níveis de governança corporativa da B3 e quanto maior for a participação do principal acionista ON nos fluxos de caixa, maior é a qualidade do lucro. Mas, em relação à concentração de propriedade, ocorre o contrário, quanto maior a concentração de propriedade do principal acionista, pior a qualidade do lucro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.