Contabilização das Operações de Leasing: Avaliação do Nível de Aderência da Norma Técnica 10.2 do Conselho Federal de Contabilidade à Luz das Normas Internacionais de Contabilidade do IASB

  • Jorge Katsumi Niyama
  • Eduardo Jorge Pyrrho Barbosa
  • Rosa Fidélia Vieira Cavalcanti
  • Daniela Cíntia de Carvalho Leite
Palavras-chave: Leasing, Contabilidade – Normas

Resumo

   O presente estudo tem como objetivo principal avaliar os pontos de aderência das novas disposições contábeis brasileiras sobre as operações de

leasing, emitidas pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC T 10.2, em relação às práticas já regulamentadas nas Normas Internacionais de Contabilidade – NIC, especificamente a de nº 17, que também trata do assunto.

   Verificou-se que a NBC T 10.2 procurou aproximar-se das Normas Internacionais de Contabilidade no que se refere às operações de arrendamento financeiro, com o devido cuidado quanto aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, às Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas e Comunicados Técnicos editados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Com isso, o nível de aderência é bastante próximo das normas internacionais.

   Verificou-se ainda que alguns assuntos específicos da NIC 17 não foram abordados na NBC T 10.2, como por exemplo, terrenos, edifícios e leaseback.

 

Este tratado pela Resolução 2.309/96 e alterações posteriores desta resolução.

 

 

Publicado
2009-05-04