Contabilização das Operações de Leasing: Avaliação do Nível de Aderência da Norma Técnica 10.2 do Conselho Federal de Contabilidade à Luz das Normas Internacionais de Contabilidade do IASB
Keywords:
Leasing, Contabilidade – NormasAbstract
O presente estudo tem como objetivo principal avaliar os pontos de aderência das novas disposições contábeis brasileiras sobre as operações de
leasing, emitidas pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC T 10.2, em relação às práticas já regulamentadas nas Normas Internacionais de Contabilidade – NIC, especificamente a de nº 17, que também trata do assunto.
Verificou-se que a NBC T 10.2 procurou aproximar-se das Normas Internacionais de Contabilidade no que se refere às operações de arrendamento financeiro, com o devido cuidado quanto aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, às Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas e Comunicados Técnicos editados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Com isso, o nível de aderência é bastante próximo das normas internacionais.
Verificou-se ainda que alguns assuntos específicos da NIC 17 não foram abordados na NBC T 10.2, como por exemplo, terrenos, edifícios e leaseback.
Este tratado pela Resolução 2.309/96 e alterações posteriores desta resolução.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.