SUPORTE SOCIAL E ENGAJAMENTO NOS ESTUDOS
EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7282Palavras-chave:
Suporte social, suporte de professores, suporte de colegas, engajamento nos estudos, desempenho acadêmicoResumo
O objetivo do estudo é analisar os efeitos do suporte social (professores e colegas) e do engajamento nos estudos no desempenho acadêmico de estudantes de graduação da área de negócios. Uma survey foi realizada com estudantes de graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior (IES) federal do Brasil resultando em uma amostra final de 204 estudantes. As hipóteses foram testadas com modelagem de equações estruturais. Adicionalmente, fez-se uso da análise qualitativa comparativa fuzzy-set. Os resultados sugerem efeitos positivos do suporte de professores e de colegas no engajamento nos estudos e, consequentemente, no desempenho acadêmico. O engajamento nos estudos promove mediação total (parcial) entre o suporte de professores (suporte de colegas) e desempenho acadêmico. Os achados complementares apontam que os estudantes apresentam até três soluções para alcançar alto desempenho acadêmico. A solução que contempla a maior parte dos discentes revela que indiferente do curso, idade ou gênero, a presença de suporte de colegas e engajamento nos estudos são essenciais, enquanto o suporte de professores é complementar. São agregadas evidências sobre determinantes do desempenho acadêmico de discentes da área de negócios, além de fornecer indícios do papel mediador que o engajamento nos estudos pode assumir entre o suporte de professores e de colegas com o desempenho acadêmico. Também se proporciona insights e subsídios para estudantes, professores, diretores de faculdades de negócios, universidades, tomadores de decisões e sociedade em geral. Essencialmente, são apresentados determinantes do engajamento nos estudos e de melhores níveis de desempenho discente.
Referências
Adler, R., Roberts, H., Crombie, N., & Dixon, K. (2021). Determinants of accounting students’ undergraduate learning satisfaction. Accounting & Finance, 61(4), 5231-5254. https://doi.org/10.1111/acfi.12756
Ahinful, G.S., Tauringana, V., Bansah, E.A., & Essuman, D. (2019). Determinants of academic performance of accounting students in Ghanaian secondary and tertiary education institutions. Accounting Education, 28(6), 553-581. https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1679204
Allen, J., Robbins, S.B., Casillas, A., & Oh, I.S. (2008). Third-year college retention and transfer: effects of academic performance, motivation, and social connectedness. Research in Higher Education, 49(7), 647-664. https://doi.org/10.1007/s11162-008-9098-3
Almutawa, A., & Suwaidan, M.S. (2020). Students' perceptions regarding classroom attendance and its impact on their academic performance: evidence from a developing country. Education + Training, 62(6), 693-706. https://doi.org/10.1108/ET-10-2019-0233
Amaro, H.D., & Beuren, I.M. (2018). Influência de fatores contingenciais no desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 12(1), 22-44. https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1581
Araújo, E.A.T., Camargos, M.A., Camargos, M.C.S., & Dias, A.T. (2013). Desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis: uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, 24(1), 60-83. https://doi.org/10.1590/1808-057x201703420
Araújo, T.S., Miranda, G.J., & Pereira, J.M. (2017). Satisfação dos professores de Contabilidade no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, 28, 264-281.
Baker, C.N. (2013). Social support and success in higher education: The influence of on-campus support on African American and Latino college students. The Urban Review, 45(5), 632-650. https://doi.org/10.1007/s11256-013-0234-9
Beatson, N., Gabriel, C.A., Howell, A., Scott, S., van der Meer, J., & Wood, L.C. (2020). Just opt in: How choosing to engage with technology impacts business students’ academic performance. Journal of Accounting Education, 50, 1-17, 100641. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.100641
Beck, F., & Rausch, R.B. (2014). Fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na percepção de discentes do curso de ciências contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 38-58.
Booth, P., Luckett, P., & Mladenovic, R. (1999). The quality of learning in accounting education: the impact of approaches to learning on academic performance. Accounting Education, 8(4), 277-300. https://doi.org/10.1080/096392899330801
Byrne, M., & Flood, B. (2008). Examining the relationships among background variables and academic performance of first year accounting students at an Irish University. Journal of Accounting Education, 26(4), 202-212. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2009.02.001
Chambel, M.J., & Curral L. (2005). Stress in academic life: work characteristics as predictors of student well-being and performance. Applied Psychology 54, 135-147. https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.2005.00200.x
Chia, Y. (2005). Job offers of multinational accounting firms: The effects of emotional intelligence, academic performance and extra-curricular activities. Accounting Education, 14(1), 75-93. https://doi.org/10.1080/0693928042000229707
Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2. ed.). Psychology Press, New York.
Cruz, A.P.C., Frare, A.B., Accadrolli, M.C., & Horz, V. (2022). Efeitos dos controles informais e empowerment psicológico na satisfação no trabalho. Revista Contabilidade & Finanças, 33(88), 29-45. https://doi.org/10.1590/1808-057x202114660
Eagle, D.E., Hybels, C.F., & Proeschold-Bell, R.J. (2019). Perceived social support, received social support, and depression among clergy. Journal of Social and Personal Relationships, 36(7), 2055-2073. https://doi.org/10.1177/0265407518776134
Fiss, P.C. (2011). Building better causal theories: a fuzzy set approach to typologies in organization research. Academy of Management Journal, 54(2), 393-420. https://doi.org/10.5465/amj.2011.60263120
Frare, A.B., & Beuren, I.M. (2020). Effects of information on job insecurity and work engagement in times of pandemic. Revista de Administração de Empresas, 60(6), 400-412. https://doi.org/10.1590/s0034-759020200604
Frare, A.B., & Beuren, I.M. (2021). Effects of corporate reputation and social identity on innovative job performance. European Journal of Innovation Management, ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/EJIM-02-2021-0071
Hair, J.F., Hult, G.T.M., Ringle, C.M., & Sarstedt, M. (2017). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage, Thousand Oaks, CA.
Kaveski, I.D.S., & Beuren, I.M. (2020). Antecedentes e consequentes da procrastinação de discentes em disciplinas do curso de ciências contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 31(1), 136-158. https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.5271
Korhonen, J., Linnanmäki, K., & Aunio, P. (2014). Learning difficulties, academic well-being and educational dropout: a person-centred approach. Learning and Individual Differences, 31, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2013.12.011
Lima, G.A.S.F., Avelino, B.C., & Cunha, J.V.A. (2017). Narcissism: are accounting students using their personality traits to perform better?. Revista de Contabilidade e Organizações, 11(31), 58-74. https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.137775
Loscalzo, Y., & Giannini, M. (2019). Study engagement in Italian university students: a confirmatory factor analysis of the Utrecht Work Engagement Scale—Student version. Social Indicators Research, 142(2), 845-854. https://doi.org/10.1007/s11205-018-1943-y
Mallmann, C., Nasu, V., & Domingues, M.J. (2021). Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 15(2), 163-184. https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751
Martins, A.S.R., Quintana, A.C., & de Gomes, D.G. (2020). Factors enabling the acceptance and use of a podcast aggregator in accounting education. Education and Information Technologies, 25, 5427-5449. https://doi.org/10.1007/s10639-020-10232-1
Matta, A.J.G., Fernandes, C.M.G., Frare, A.B., & Quintana, A.C. (2021). A Internet das coisas como recurso interativo na aprendizagem: Benefícios percebidos por discentes de Ciências Contábeis. Cuadernos de Contabilidad, 22, 1-18. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc22.icri
Melo, J.A.S., Tonin, J.M.F., & Facci, N. (2021). Ciclo de aprendizagem ADEPT e o desempenho acadêmico em contabilidade de custos. Contabilidade Vista & Revista, 32(1), 266-290. https://doi.org/10.22561/cvr.v32i1.6369
Miklikowska, M., Thijs, J., & Hjerm, M. (2019). The impact of perceived teacher support on anti-immigrant attitudes from early to late adolescence. Journal of Youth and Adolescence, 48(6), 1175-1189. https://doi.org/10.1007/s10964-019-00990-8
Miranda, G.J., Lemos, K.C.S., Oliveira, A.S., & Ferreira, M.A. (2015). Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175-209. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264
Mishra, S. (2020). Social networks, social capital, social support and academic success in higher education: A systematic review with a special focus on ‘underrepresented’ students. Educational Research Review, 29, 100307, 1-24. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100307
Nasu, V.H. (2018). A importância da leitura extracurricular na educação superior: reflexos no desempenho acadêmico e no tempo de estudo de estudantes de ciências contábeis. Advances in Scientific & Applied Accounting, 11(3), 484-501. http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2018110307
Nasu, V.H. (2020). Investigação empírica acerca da relação entre sexo e desempenho acadêmico na educação contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 13(1), 122-142. https://doi.org/10.14392/ASAA.2020130107
Ordanini, A., Parasuraman, A., & Rubera, G. (2014). When the recipe is more important than the ingredients: A qualitative comparative analysis (QCA) of service innovation configurations. Journal of Service Research, 17(2), 134-149. https://doi.org/10.1177/1094670513513337
Oriol-Granado, X., Mendoza-Lira, M., Covarrubias-Apablaza, C.G., & Molina-López, V.M. (2017). Positive emotions, autonomy support and academic performance of university students: The mediating role of academic engagement and self-efficacy. Revista de Psicodidáctica, 22(1), 45-53. https://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.14280
Park, J.C., Kim, S., & Lee, H. (2020). Effect of work-related smartphone use after work on job burnout: moderating effect of social support and organizational politics. Computers in Human Behavior, 105, 106194. https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.106194
Pereira, V.H., Cunha, J.V.A., Avelino, B.C., & Cornacchione Junior, E.B.C. (2021). Percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, 15, 1-25, e182882. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.182882
Pinto, L.H., & Ramalheira, D.C. (2017). Perceived employability of business graduates: the effect of academic performance and extracurricular activities. Journal of Vocational Behavior, 99, 165-178. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2017.01.005
Podsakoff, P.M., MacKenzie, S.B., Lee, J.Y., & Podsakoff, N.P. (2003). Common method biases in behavioral research: A critical review of the literature and recommended remedies. Journal of Applied Psychology, 88(5), 879–903. https://doi.org/10.1037/0021-9010.88.5.879
Quintana, A.C., & Afonso, L.E. (2018). Tecnologias na educação: há impacto no desempenho acadêmico? Revista Universo Contábil, 14(1), 7-28. https://doi.org/10.4270/RUC.2018101
Ragin, C.C. (2000). Fuzzy-set social science. University of Chicago Press, Chicago.
Ragin, C.C. (2008). Redesigning social inquiry: fuzzy sets and beyond. University of Chicago Press, Chicago.
Rautanen, P., Soini, T., Pietarinen, J., & Pyhältö, K. (2020). Primary school students’ perceived social support in relation to study engagement. European Journal of Psychology of Education, 1-20. https://doi.org/10.1007/s10212-020-00492-3
Ribeiro, F., Avelino, B.C., Colauto, R.D., & Casa Nova, S.P.C. (2014). Comportamento procrastinador e desempenho acadêmico de estudantes do curso de ciências contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), 386-406. http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2014070304
Sadler‐Smith, E. (1996). Approaches to studying: age, gender and academic performance. Educational Studies, 22(3), 367-379. http://dx.doi.org/10.1080/0305569960220306
Santos, M.J., Vilhena, E.M.S.R., Antonelli, R.A., & Meurer, A.M. (2020). Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 14(2), 111-129. https://doi.org/10.12712/rpca.v14i2.42477
Schaufeli, W.B., & Bakker, A.B. (2004). Test manual for the Utrecht Work Engagement Scale. Unpublished manuscript, Utrecht University, The Netherlands.
Schaufeli, W.B, Salanova, M., González-Romá, V., & Bakker, A.B. (2002). The measurement of engagement and burnout: a two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness studies, 3(1), 71-92. https://doi.org/10.1023/A:1015630930326
Silva, D.M., & Oliveira Neto, J.D. (2010). O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, 21(4), 123-156.
Siu, O.L., Lo, B.C.Y., Ng, T.K., & Wang, H. (2021). Social support and student outcomes: the mediating roles of psychological capital, study engagement, and problem-focused coping. Current Psychology, 1-10. https://doi.org/10.1007/s12144-021-01621-x
Slåtten, T., Lien, G., Evenstad, S.B.N., & Onshus, T. (2021). Supportive study climate and academic performance among university students: the role of psychological capital, positive emotions and study engagement. International Journal of Quality and Service Sciences, Ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/IJQSS-03-2020-0045
Tomás-Miquel, J.V., Expósito-Langa, M., & Nicolau-Juliá, D. (2016). The influence of relationship networks on academic performance in higher education: a comparative study between students of a creative and a non-creative discipline. Higher Education, 71(3), 307-322. https://doi.org/10.1007/s10734-015-9904-8
Varma, A., Lamboglia, R., & Mancini, D. (2021). What motivates the accountants' awareness of their impact on corporate reputation? International Journal of Management and Decision Making, 20(1), 88-111. https://doi.org/10.1504/IJMDM.2021.112365
Vîrgă, D., Pattusamy, M., & Kumar, D.P. (2020). How psychological capital is related to academic performance, burnout, and boredom? The mediating role of study engagement. Current Psychology, 1-13. https://doi.org/10.1007/s12144-020-01162-9
Wilcox, P., Winn, S., & Fyvie‐Gauld, M. (2005). ‘It was nothing to do with the university, it was just the people’: the role of social support in the first‐year experience of higher education. Studies in Higher Education, 30(6), 707-722. https://doi.org/10.1080/03075070500340036
Wills, T.A. (1991). Social support and interpersonal relationships. In M.S. Clark (Ed.), Prosocial behavior (pp. 265–289). Sage, Thousand Oaks, CA.
Xerri, M.J., Radford, K., & Shacklock, K. (2018). Student engagement in academic activities: a social support perspective. Higher Education, 75(4), 589-605. https://doi.org/10.1007/s10734-017-0162-9
Yoon, S., Kim, S., & Kang, M. (2020). Predictive power of grit, professor support for autonomy and learning engagement on perceived achievement within the context of a flipped classroom. Active Learning in Higher Education, 21(3), 233-247. https://doi.org/10.1177/1469787418762463
Zabolotny, S.R., Frare, A.B., Gomes, D.G., & Fernandez, R.N. (2020). Produção científica qualificada: estudo de características acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região Sul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 25(2), 354-374. https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.