Consumption of cultural goods and services and time allocation in Brazil

Autores

  • Ana Flávia Machado
  • André Braz Golgher
  • Sibelle Diniz
  • Luiz Carlos Day Gama

Palavras-chave:

economia da cultura, consumo cultural, alocação de tempo.

Resumo

O consumo de cultura é uma atividade intensiva em tempo, de modo que as escolhas ligadas a esta ação são restritas tanto pela renda quanto pelo tempo disponível para o consumo. Este artigo combina duas bases de dados secundários, a Pesquisa de Orçamentos Familiares e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, para discutir a alocação de tempo e o consumo de bens e serviços culturais no Brasil. Os resultados sugerem que a disponibilidade de tempo é positivamente correlacionada ao consumo cultural. No entanto, nível de escolaridade e participação no mercado de trabalho são determinantes decisivos do gasto em cultura. Dados esses resultados, os baixos níveis de consumo de cultura no Brasil são possivelmente mais relacionados à ausência de hábito que à ausência de tempo ou de recursos monetários.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

MACHADO, A. F.; GOLGHER, A. B.; DINIZ, S.; GAMA, L. C. D. Consumption of cultural goods and services and time allocation in Brazil. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3115. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

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