A evolução dos sistemas locais de ensino de nível médio no Brasil entre 1991 e 2010.
Resumo
Resumo
Apesar da representação em geral negativa das escolas de nível médio no Brasil, o sistema educacional brasileiro nesse nível apresentou um avanço quantitativo significativo. Esse artigo propõe trajetórias evolucionárias para o desenvolvimento de sistemas de ensino médio locais. São usados quatro indicadores educacionais – taxa de atendimento específico, taxa de escolarização bruta, taxa de escolarização líquida e distorção idade-série – de forma conjunta com o uso de análise de aglomerados para determinar essas trajetórias. Além disso, os determinantes dessas trajetórias são analisados com o uso de modelos logísticos. Verificou-se que aspectos regionais, socioeconômicos, de mercado de trabalho, demográficos, de estabilidades social e microambientais eram associados com a evolução educacional local.
Palavras-chave: educação, Brasil, nível médio, trajetórias evolutivas, desempenho escolar.
Códigos JEL: I21, I25, R10
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 André Braz Golgher
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).