A evolução dos sistemas locais de ensino de nível médio no Brasil entre 1991 e 2010.

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Resumo

Resumo

Apesar da representação em geral negativa das escolas de nível médio no Brasil, o sistema educacional brasileiro nesse nível apresentou um avanço quantitativo significativo. Esse artigo propõe trajetórias evolucionárias para o desenvolvimento de sistemas de ensino médio locais. São usados quatro indicadores educacionais – taxa de atendimento específico, taxa de escolarização bruta, taxa de escolarização líquida e distorção idade-série – de forma conjunta com o uso de análise de aglomerados para determinar essas trajetórias. Além disso, os determinantes dessas trajetórias são analisados com o uso de modelos logísticos. Verificou-se que aspectos regionais, socioeconômicos, de mercado de trabalho, demográficos, de estabilidades social e microambientais eram associados com a evolução educacional local.

 

Palavras-chave: educação, Brasil, nível médio, trajetórias evolutivas, desempenho escolar.

 

Códigos JEL: I21, I25, R10

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

GOLGHER, A. B. A evolução dos sistemas locais de ensino de nível médio no Brasil entre 1991 e 2010. Nova Economia, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 131–156, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6752. Acesso em: 23 abr. 2024.

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