PADRÕES CONTÁBEIS E QUALIDADE INFORMACIONAL: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL
Abstract
Investigou-se se demonstrações contábeis elaboradas em padrões contábeis internacionais apresentam atributos diferentes daqueles evidenciados em demonstrações preparadas segundo padrão brasileiro. Examinou-se se o processo de convergência contábil no Brasil levou a alterações nessas diferenças. Utilizou-se o grau de conservadorismo como parâmetro para obter evidências de qualidade distinta entre padrões contábeis. A amostra reúne 55 empresas listadas na BM&FBovespa com demonstrações em dois padrões contábeis no período de2005 a2009. Os achados sugerem que diferenças entre esses padrões contábeis não implicam diferentes práticas de conservadorismo. Reforça-se a ideia de que padrões contábeis não garantem qualidade informacional contábil.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.