Os Mecanismos de Auditoria Evidenciados pelas Empresas Listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e no Novo Mercado da Bovespa
Palavras-chave:
Auditoria, Governança Corporativa, Evidenciação.Resumo
A governança corporativa é, em geral, vista como atividade de alta gestão. Conquanto isso seja verdadeiro, em certa medida a governança corporativa só é eficaz se também produzir resultados positivos em todos os níveis da organização, incluindo-se as questões de comportamento e conduta ética nos âmbitos interno e externo. Dá-se aí a vinculação da governança corporativa com a área de auditoria. Nesse contexto, e considerando-se que a governança corporativa adota como um de seus princípios a comunicação e a transparência da gestão da empresa junto aos stakeholders, o estudo tem como objetivo geral identificar os mecanismos de auditoria que são divulgados pelas empresas listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2 e no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Para os fins deste estudo, considera-se mecanismos de auditoria o conjunto dos seguintes agentes no contexto da governança corporativa: o comitê de auditoria, a auditoria interna e a auditoria externa. Trata-se de investigação exploratória, de natureza qualitativa, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa indicam que a evidenciação dos mecanismos de auditoria no contexto da governança corporativa ainda é incipiente nas empresas que, teoricamente, adotam as melhores práticas de governança corporativa, pois fazem parte dos chamados Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e Novo Mercado da Bovespa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.