Os Mecanismos de Auditoria Evidenciados pelas Empresas Listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e no Novo Mercado da Bovespa

Autores

  • Márcia Martins Mendes De Luca
  • Luana Carlos Martins
  • Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia
  • Antonio Carlos Dias Coelho

Palavras-chave:

Auditoria, Governança Corporativa, Evidenciação.

Resumo

A governança corporativa é, em geral, vista como atividade de alta gestão. Conquanto isso seja verdadeiro, em certa medida a governança corporativa só é eficaz se também produzir resultados positivos em todos os níveis da organização, incluindo-se as questões de comportamento e conduta ética nos âmbitos interno e externo. Dá-se aí a vinculação da governança corporativa com a área de auditoria. Nesse contexto, e considerando-se que a governança corporativa adota como um de seus princípios a comunicação e a transparência da gestão da empresa junto aos stakeholders, o estudo tem como objetivo geral identificar os mecanismos de auditoria que são divulgados pelas empresas listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2 e no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Para os fins deste estudo, considera-se mecanismos de auditoria o conjunto dos seguintes agentes no contexto da governança corporativa: o comitê de auditoria, a auditoria interna e a auditoria externa. Trata-se de investigação exploratória, de natureza qualitativa, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa indicam que a evidenciação dos mecanismos de auditoria no contexto da governança corporativa ainda é incipiente nas empresas que, teoricamente, adotam as melhores práticas de governança corporativa, pois fazem parte dos chamados Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e Novo Mercado da Bovespa.

Downloads

Publicado

2010-03-25

Como Citar

MENDES DE LUCA, M. M.; MARTINS, L. C.; RIBEIRO MAIA, A. B. G.; COELHO, A. C. D. Os Mecanismos de Auditoria Evidenciados pelas Empresas Listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e no Novo Mercado da Bovespa. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 101–130, 2010. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/817. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)