Análise das Informações Ambientais Evidenciadas nas Demonstrações Financeiras das Empresas Petroquímicas Brasileiras listadas na Bovespa
Palavras-chave:
Evidenciação Ambiental, Gestão Ambiental, Empresas PetroquímicasResumo
As empresas, provedoras de bens e serviços, grandes consumidoras de recursos naturais e tradicionais fontes poluidoras têm sido responsabilizadas por grande parte dos problemas ambientais do planeta. A sociedade tem cobrado uma nova postura empresarial em que o desenvolvimento econômico deve estar alinhado à responsabilidade ambiental. As políticas ambientais, que por uma questão legal, moral ou ética, são implantadas pelas empresas, devem ser geridas e seus resultados evidenciados aos stakeholders. O objetivo da pesquisa é analisar as informações ambientais evidenciadas por empresas petroquímicas brasileiras de capital aberto listadas na Bovespa. Para tanto, foram analisadas as Demonstrações Financeiras Padronizadas enviadas anualmente à CVM, no período de 2004 a 2006. Tratase de pesquisa exploratória, delineada pelas técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados demonstram que o leque de informações ambientais divulgadas é insuficiente para compreender como essas empresas identificam, mensuram e registram os fenômenos ambientais e quais as políticas de sustentabilidade ambiental praticadas pelas mesmas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.