A Controladoria em Instituições Financeiras: Estudo de Caso no Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Palavras-chave:
Controladoria, Instituições Financeiras, Funções da Controladoria.Resumo
A globalização e a integração dos mercados internacionais têm inserido as empresas em geral e as instituições financeiras em um ambiente competitivo e complexo, reforçando a necessidade de que essas empresas e instituições criem estruturas, produtos e processos que contribuam para a eficácia empresarial e a sua continuidade. Nesse contexto, a Controladoria, como unidade organizacional, juntamente com os demais órgãos da empresa, ao executar suas funções, deve auxiliar os gestores da organização na obtenção da eficácia empresarial, visando à continuidade da instituição. Este estudo tem como objetivo principal identificar as funções do órgão de Controladoria em uma instituição financeira e como a sua atuação é percebida pelos gestores. Para alcançar o objetivo da pesquisa, realizou-se um estudo de caso no Banco do Nordeste do Brasil S. A. (BNB), adotando-se como procedimentos de investigação a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de questionários e entrevistas junto a seus principais gestores. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o órgão de Controladoria do BNB guarda consonância com os conceitos apresentados na literatura, haja vista que realiza uma multiplicidade de funções relacionadas ao planejamento, avaliação e controle e gestão da informação, as quais são claramente percebidas por expressiva proporção dos gestores e contribuem sobremaneira para o alcance da eficácia empresarial.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.