Análise da Relevância da Informação Contábil no Setor Brasileiro de Energia Elétrica no Período de 2005 a 2009: um Estudo Comparativo entre as Informações de Lucro e de Caixa

  • Angelino Fernandes Silva FACC/UFRJ
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo FACC/UFRJ
  • José Augusto Veiga da Costa Marques FACC/UFRJ
Palavras-chave: Relevância da Informação Contábil, IFRS, Setor Elétrico.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relevância das informações contábeis sobre LL, EBITDA e FCO de empresas do setor elétrico brasileiro no período de 2005 a 2009, visando discutir os impactos informacionais das recentes mudanças contábeis no Brasil, principalmente no que diz respeito á obrigatoriedade da publicação da Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC). Para tanto, utiliza-se da análise de regressão, tendo sempre como variável dependente o preço das ações e como variáveis independentes as informações contábeis. Os resultados para o período estudado e para a amostra analisada revelam que quando a regressão é feita com cada uma destas variáveis mais o PL como variável de controle encontra-se relevância para as informações de LL e FCO. Isso é um indicativo não só de que o EBITDA não se mostra uma informação relevante para o mercado de capitais, mas também que o FCO traz conteúdo informacional não contemplado pelo EBITDA. Numa comparação entre LL e FCO observa-se que o LL é uma informação mais relevante. De posse destas evidências pode-se dizer que no âmbito deste estudo foi possível capturar incremento informacional do FCO, que a partir do exercício de 2008 passou a ser uma informação contábil obrigatória, contida na DFC. Porém, pelos resultados encontrados, não existiria uma justificativa de incremento da relevância das informações contábeis para a exigência de publicação da DFC, já que num período anterior às mudanças, mesmo o FCO sendo uma informação relevante para o mercado de capitais, o LL se mostrou uma informação mais relevante.

Publicado
2014-07-09
Como Citar
SILVA, A. F.; MACEDO, M. A. DA S.; MARQUES, J. A. V. DA C. Análise da Relevância da Informação Contábil no Setor Brasileiro de Energia Elétrica no Período de 2005 a 2009: um Estudo Comparativo entre as Informações de Lucro e de Caixa. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 2, p. 63-90, 9 jul. 2014.