Análise do Desempenho Contábil-Financeiro de Seguradoras no Brasil no Ano de 2007: um Estudo Apoiado em Análise Hierárquica (AHP)

Autores

  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo FACC/UFRJ
  • Luiz João Corrar EAC/FEA/USP

Palavras-chave:

Desempenho, Índices Contábil-Financeiros, AHP, Seguradoras

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho contábil-financeiro no setor brasileiro de seguradoras, aplicando a Análise Hierárquica (AHP) às informações do ano de 2007. Para tanto, utiliza-se de informações sobre lucratividade, eficiência gerencial (despesas operacionais), sinistralidade e risco (de uso de capital de terceiros), que são os fatores resultantes da análise fatorial feita com os índices contábil-financeiros disponíveis na base de dados da Revista Conjuntura Econômica (2008). Para analisar o desempenho, estes fatores são consolidados em um único indicador de desempenho contábil-financeiro multicriterial obtido pela aplicação da AHP. Uma novidade na aplicação da AHP neste estudo é a utilização da Análise de Cluster como ferramenta para auxiliar a comparação par a par das alternativas, quando se tem um grande número de comparações. A análise do desempenho mostra que a melhor seguradora é a Safra e o pior resultado fica por conta da Sulina. Os resultados mostram não existir qualquer relação entre o desempenho contábil-financeiro, obtido pela aplicação da AHP, e o tamanho, considerando o valor dos prêmios ganhos como proxy. Apesar disso, foi possível observar impacto do tamanho no desempenho contábil-financeiro, ao nível de 5 % de significância, pois o desempenho das cinco menores seguradoras se mostrou significativamente superior ao das cinco maiores. Mesmo que de forma incipiente, isso pode  mostrar uma mudança nos padrões de desempenho no setor, cujo o foco pode estar saindo das questões mais financeiras (comum a grandes seguradoras pertencentes a grandes conglomerados financeiros) para as mais operacionais como qualidade da carteira e outras congêneres.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2010-10-04

Como Citar

MACEDO, M. A. da S.; CORRAR, L. J. Análise do Desempenho Contábil-Financeiro de Seguradoras no Brasil no Ano de 2007: um Estudo Apoiado em Análise Hierárquica (AHP). Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 135–165, 2010. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/676. Acesso em: 18 abr. 2024.