Análise das IES da Área de Ciências Contábeis e de seus Pesquisadores por meio de sua Produção Científica
Palabras clave:
Produção Científica, Ciências Contábeis, IES e PesquisadoresResumen
As empresas, provedoras de bens e serviços, grandes consumidoras de recursos naturais e tradicionais fontes Com este artigo objetiva-se analisar as IES da área de Ciências Contábeis e seus pesquisadores, por meio de sua produção científica. A análise é direcionada a cinco focos específicos: similaridades e divergências; localização na zona central e periférica; áreas temáticas privilegiadas; pesquisadores mais prolíficos; e redes de cooperação entre as instituições que mais publicaram. Para tanto, esta pesquisa, de caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativo-quantitativa, utilizou como estratégia a pesquisa documental e analisou 657 artigos, sendo 268 artigos dos anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 316 do EnANPAD, de 2006 e 2007, e 47 da ANPCONT, bem como 26 do EnEPQ, de 2007. Dentre os resultados, destacam-se: a existência de dois grupos predominantes com características semelhantes, cada um representando 48,28% das instituições; a posição central da USP (pólo I) e da UnB, FUCAPE e UFSC (pólo II); as áreas temáticas 'Controladoria e Contabilidade Gerencial' e 'Contabilidade para Usuários Externos' são predominantes entre as IES mais prolíficas, enquanto que a área 'Educação e Pesquisa em Contabilidade' é a menos explorada nas pesquisas; e 38,66% dos artigos investigados foram elaborados a partir da cooperação entre instituições, sendo que a USP é o componente principal de interação entre as instituições, com 89 artigos desenvolvidos em cooperação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.