Governança Corporativa e Remuneração de Executivos: Uma Revisão de Artigos Publicados no Exterior

Autores

  • Flávia Cruz de Souza
  • José Alonso Borba

Palavras-chave:

Pesquisa, Governança Corporativa, Remuneração

Resumo

    A partir da década de 90, as práticas de governança corporativa tem sido implementadas principalmente em empresas de capital aberto, com o objetivo de combater fraudes e abusos de poder. Grande parte dessas organizações tem suas políticas de remuneração em função do crescimento da empresa no mercado. Assim, alguns casos de demonstrações financeiras falsas que beneficiaram executivos foram publicadas, ocasionando até mesmo falência em situações extremas. Dessa forma, esse trabalho, caracterizado como uma pesquisa bibliométrica, teve como objetivo analisar artigos publicados no exterior que discutiam políticas de remuneração. Esses artigos, os quais contêm os termos

 

governance e compensation em seu abstract, foram pesquisados no Portal Capes, através de bases de dados existentes. No ano de 2005, foi encontrada a maior quantidade de artigos publicados sobre o assunto. Cinco periódicos internacionais da área da administração foram os mais evidenciados através da amostra. O assunto mais debatido nos artigos avaliados foi a remuneração do executivo principal, e quanto aos países focados nas pesquisas, o destaque é dado ao continente americano, o qual totalizou 66% da amostra de artigos empíricos.

Downloads

Publicado

2009-05-12

Como Citar

DE SOUZA, F. C.; BORBA, J. A. Governança Corporativa e Remuneração de Executivos: Uma Revisão de Artigos Publicados no Exterior. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 35-48, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/325. Acesso em: 27 out. 2021.