A Evidenciação Voluntária do Capital Intelectual: um Estudo Revisionista do Contexto Internacional
Palavras-chave:
Capital Intelectual, Evidenciação Voluntária, Contexto InternacionalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o estado da pesquisa em evidenciação de Capital Intelectual (CI), no contexto internacional, por meio da análise de uma amostragem de vinte trabalhos empíricos, entre o período de 2000 a 2005. O objetivo é verificar como os pesquisadores estão procedendo para mapear as formas de evidenciação de CI nas empresas. Destaca-se um levantamento da metodologia utilizada, uma identificação das variáveis examinadas e uma descrição da evidenciação. A seguir, é feita uma análise comparativa dos artigos, para se traçar o comportamento teórico e metodológico da área, conforme manifestado nos estudos revisados. Os resultados apontam para (i) uma tendência à replicação de estudos baseados na técnica de análise de conteúdo, adaptada por Guthrie e Petty (2000); (ii) uma tendência a aceitar o framework de classificação de Sveiby (1997), no que concerne às categorias e elementos constituintes do capital intelectual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.