Fatores que Influenciam o Processo Ensino-Aprendizagem na Percepção de Discentes do Curso de Ciências Contábeis
Keywords:
Educação e Pesquisa em ContabilidadeAbstract
O estudo objetiva verificar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau em relação aos fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem. As variáveis analisadas, classificadas nos fatores: (a) aluno; (b) assunto; e (c) professor, foram baseadas no estudo de Bordenave e Pereira (2002). A pesquisa caracteriza-se como descritiva realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa. Utilizou-se da estatística descritiva, e da escala aproximativa Best-Worst para análise dos dados coletados. Os resultados foram consubstanciados e confrontados com as percepções obtidas também por questões subjetivas e revelam as seguintes variáveis de maior importância na percepção dos alunos: (a) quanto ao fator aluno, a motivação (0,774), e a atitude com a disciplina (0,612); (b) com relação ao fator assunto, os tipos de aprendizagem requeridos (0,741), e a estrutura de componentes e relações (0,532); e (c) voltados ao fator professor, a atitude com a matéria ensinada (0,677), e a situação estimuladora ambiental (0,516). Desta forma, conclui-se que a melhoria no processo ensino-aprendizagem em contabilidade, pode ser desenvolvida por meio da identificação e aperfeiçoamento das variáveis caracterizadas pelos alunos como de maior importância.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.