Avanços Pessoais e Profissionais Adquiridos por meio da Titulação de Mestre em Ciências Contábeis

  • Lara Fabiana Dallabona Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Araceli Farias de Oliveira Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau - FURB
Palavras-chave: Formação Stricto Sensu, Mestres em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau.

Resumo

O estudo objetiva identificar os avanços pessoais e profissionais dos egressos do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau relacionados à obtenção do título de mestre. A pesquisa caracteriza-se como descritiva do tipo levantamento ou survey e abordagem qualitativa. Foi aplicado questionário contendo perguntas abertas e fechadas, por meio do Google Docs, a todos os titulados do respectivo programa de pós-graduação. A amostra compreende 48 mestres titulados neste programa. Os resultados apresentam que os mestres têm faixa etária acima de 30 até 40 anos, sendo que 17 mestres têm menos de cinco anos de experiência na docência. Após titulação, 38 mestres lecionam em instituições privadas, sendo que 17 se dedicam à docência em tempo integral. A remuneração salarial apresentou melhora após titulação, demonstrando que dos 48 mestres, 31 percebem acima de R$ 4.905,00. A maior parte dos mestres participa de atividades envolvendo pesquisas, projetos de extensão, e possui cargos administrativos e diretivos em instituições de ensino. As disciplinas que apresentaram maior aderência foram auditoria contábil, contabilidade avançada, contabilidade de custos, controladoria, estrutura das demonstrações contábeis, teoria da contabilidade. Dentre os fatores que motivaram o ingresso no mestrado, por grau de importância, com 40,43%, destacou-se “obter mais conhecimento”. Após o mestrado, a influência da titulação de mestre, por grau de importância, proporcionou “amadurecimento profissional”, com 43,80% da amostra e “reconhecimento profissional” com 22,9%. Concluiu-se que de forma geral, o título de mestre proporcionou avanços pessoais e profissionais aos egressos do mestrado em Ciências Contábeis. 

Biografia do Autor

Lara Fabiana Dallabona, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.
Araceli Farias de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutora em Educação pela UNICAMP.
Publicado
2014-07-09
Como Citar
DALLABONA, L. F.; OLIVEIRA, A. F. DE; RAUSCH, R. B. Avanços Pessoais e Profissionais Adquiridos por meio da Titulação de Mestre em Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 2, p. 39-62, 9 jul. 2014.