Avanços Pessoais e Profissionais Adquiridos por meio da Titulação de Mestre em Ciências Contábeis
Palavras-chave:
Formação Stricto Sensu, Mestres em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau.Resumo
O estudo objetiva identificar os avanços pessoais e profissionais dos egressos do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau relacionados à obtenção do título de mestre. A pesquisa caracteriza-se como descritiva do tipo levantamento ou survey e abordagem qualitativa. Foi aplicado questionário contendo perguntas abertas e fechadas, por meio do Google Docs, a todos os titulados do respectivo programa de pós-graduação. A amostra compreende 48 mestres titulados neste programa. Os resultados apresentam que os mestres têm faixa etária acima de 30 até 40 anos, sendo que 17 mestres têm menos de cinco anos de experiência na docência. Após titulação, 38 mestres lecionam em instituições privadas, sendo que 17 se dedicam à docência em tempo integral. A remuneração salarial apresentou melhora após titulação, demonstrando que dos 48 mestres, 31 percebem acima de R$ 4.905,00. A maior parte dos mestres participa de atividades envolvendo pesquisas, projetos de extensão, e possui cargos administrativos e diretivos em instituições de ensino. As disciplinas que apresentaram maior aderência foram auditoria contábil, contabilidade avançada, contabilidade de custos, controladoria, estrutura das demonstrações contábeis, teoria da contabilidade. Dentre os fatores que motivaram o ingresso no mestrado, por grau de importância, com 40,43%, destacou-se “obter mais conhecimento”. Após o mestrado, a influência da titulação de mestre, por grau de importância, proporcionou “amadurecimento profissional”, com 43,80% da amostra e “reconhecimento profissional” com 22,9%. Concluiu-se que de forma geral, o título de mestre proporcionou avanços pessoais e profissionais aos egressos do mestrado em Ciências Contábeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.