Fatores que Influenciam o Processo Ensino-Aprendizagem na Percepção de Discentes do Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Franciele Beck Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Educação e Pesquisa em Contabilidade

Resumo

O estudo objetiva verificar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau em relação aos fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem. As variáveis analisadas, classificadas nos fatores: (a) aluno; (b) assunto; e (c) professor, foram baseadas no estudo de Bordenave e Pereira (2002). A pesquisa caracteriza-se como descritiva realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa. Utilizou-se da estatística descritiva, e da escala aproximativa Best-Worst para análise dos dados coletados. Os resultados foram consubstanciados e confrontados com as percepções obtidas também por questões subjetivas e revelam as seguintes variáveis de maior importância na percepção dos alunos: (a) quanto ao fator aluno, a motivação (0,774), e a atitude com a disciplina (0,612); (b) com relação ao fator assunto, os tipos de aprendizagem requeridos (0,741), e a estrutura de componentes e relações (0,532); e (c) voltados ao fator professor, a atitude com a matéria ensinada (0,677), e a situação estimuladora ambiental (0,516). Desta forma, conclui-se que a melhoria no processo ensino-aprendizagem em contabilidade, pode ser desenvolvida por meio da identificação e aperfeiçoamento das variáveis caracterizadas pelos alunos como de maior importância.

Biografia do Autor

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e

Programa de Pós-Graduação em Educação da

Universidade Regional de Blumenau – FURB

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

BECK, F.; RAUSCH, R. B. Fatores que Influenciam o Processo Ensino-Aprendizagem na Percepção de Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 38–58, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1727. Acesso em: 5 nov. 2024.