Valor de Empresas: Uma Abordagem do Fluxo de Caixa Descontado
Palavras-chave:
Avaliação de empresas, Fluxo de caixa descontado, Custo médio ponderado do CapitalResumo
Este estudo analisa o processo de avaliação de um empreendimento com enfoque nos conceitos de valor e preço, avaliação de empresas e definição da metodologia mais utilizada no campo pragmático, o Fluxo de Caixa Descontado. Em termos metodológicos, a pesquisa se classifica como explicativa do tipo "quase-experimento". Utilizando um exemplo hipotético são analisados e explicados os principais conceitos envolvidos no processo de avaliação de uma empresa. Verificou-se que a mensuração por meio dos benefícios econômicos oferece subsídios significativos para avaliação de um negócio. No processo de mensuração, está incluso o conceito de perpetuidade. O uso de tal conceito facilita o processo de cálculo do valor do negócio, no entanto, é importante a adequada definição das variáveis utilizadas, pois em geral a perpetuidade tem peso considerável no valor do empreendimento. No cálculo do valor global da empresa, foi utilizado o Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC) como taxa de desconto dos fluxos de benefícios esperados, segundo recomenda a literatura consultada. Todavia, verificou-se que para o cálculo do valor ao acionista deve-se o utilizar o custo de oportunidade do acionista, pois o CMPC traz em sua composição matemática o custo do capital de terceiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.