Uma Abordagem Comparativa na Análise da DOAR e DFC: um Estudo de Caso na Cia. Vale do Rio Doce
Palavras-chave:
DOAR, DFC, CVRD.Resumo
As novas regras contábeis impostas pela lei 11.638/07 promoverão uma inserção ainda maior do país nos mercados globais de capitais, namedida emque possibilitará que todas as empresas brasileiras de capital aberto preparem suas demonstrações financeiras exclusivamente em
International Financial Reporting Standards- IFRS, padrões atualmente adotados nos principaismercados de valoresmobiliários. Em relação às demonstrações contábeis a seremmantidas pelas empresas sujeitas à nova lei, a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) substituirá a Demonstração das Origens eAplicações de Recursos (DOAR). Dessa forma, a questão problema que orienta esta pesquisa é: Qual a relevância das informações da DOAR e da DFC para o processo de tomada de decisão na empresa? A abordagem predominante deste estudo foi uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual foi privilegiada a revisão e a seleção da bibliografia, bem como a análise documental que se relacionavam ao problema, ao tema e aos assuntos correlatos.As demonstrações analisadas foram as da Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) nos anos de 2002 a 2007. Os resultados apontam que as informações geradas pela DOAR e DFC não apresentam diferenças significativas quanto à maior parte dos indicadores. Enquanto a DOAR registra a variação e a formação dos recursos na empresa, sob a forma da variação do CCL, a DFC permite uma análise detalhada da formação do caixa, dando destaque para as atividades que refletem no caixa. Entretanto, alguns indicadores, como por exemplo, o indicador que mede a capacidade de amortização de dividas calculados a partir da DFC, permitiu uma melhor visualização da situação da empresa do que a DOAR. Constatouse que ambas fornecem informações relevantes, que essas não são excludentes, mais sim complementares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.