A Eficiência dos Maiores Clubes de Futebol Brasileiros: Evidências de uma Análise Longitudinal no Período de 2006 a 2011

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Valcemiro Nossa FUCAPE Business School
  • Juliana Reis Bernardes Universidade Estácio de Sá
  • Wellington Dantas de Sousa FUCAPE Business School

Palavras-chave:

Futebol, Eficiência, Análise Envoltória de Dados.

Resumo

Durante as últimas décadas, o futebol profissional assumiu o papel de maior negócio do setor de entretenimento da Europa e, em menor extensão, do mundo. O advento da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do mundo em 2014, ambas realizadas no Brasil, surgiu como uma oportunidade ímpar à discussão do futebol enquanto negócio. Além disso, o futebol exerce ainda um papel social extremamente relevante ao gerar entretenimento, renda e emprego, logo, pela sua relevância econômica, cultural e social, torna-se preponderante a inserção de novos modelos de gestão capazes de profissionalizar o setor, tornando-o atrativo e, principalmente, eficiente a fim de garantir a sustentabilidade da sua existência. Nesse ponto, através de dados obtidos de uma amostra composta dos 13 clubes brasileiros com maior receita no ano de 2011 e utilizando-se da versão tradicional da Análise Envoltória de Dados, o presente estudo objetivou efetuar uma análise da eficiência financeira dos clubes brasileiros no período de 2006 a 2011. Como principal resultado, notou-se que, na análise longitudinal, o Figueirense é o clube mais eficiente do Brasil em todo o período analisado e em todas as abordagens utilizadas. Por fim, por meio de teste de correlações tendo como base o ano de 2011, foram encontrados indícios de uma relação positiva e significante entre eficiência esportiva e financeira, eficiência financeira e valor da marca e entre o custo do departamento de futebol e o desempenho esportivo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-08-24

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. H. B. do; NOSSA, V.; BERNARDES, J. R.; SOUSA, W. D. de. A Eficiência dos Maiores Clubes de Futebol Brasileiros: Evidências de uma Análise Longitudinal no Período de 2006 a 2011. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 137-161, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2707. Acesso em: 16 out. 2021.