AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ

UN ESTUDIO EXPLORATORIO CON ACADÉMICOS DE LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN CIENCIAS CONTABLES Y ADMINISTRACIÓN DE PIAUÍ

Autores

  • Luzilene de Sousa Silva Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF)
  • Juliana Reis Bernardes UFPI
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0003-3505-372X
  • Salvina Lopes Lima Veras UFPI
  • Maurício Mendes Boavista de Castro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.6441

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Procrastinação, Determinantes

Resumo

Na presente pesquisa, investigou-se a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) do Piauí. A uma amostra composta por 771 discentes, provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, foi aplicado o instrumento General Procrastination Scale (GPS) proposto por Lay (1986), adaptado ao contexto brasileiro por Ribeiro et al. (2014).  Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PartialLeastSquaresStructuralEquationModeling – PLS-SEM). Os resultados indicam que, independentemente do efeito das variáveis, curso, ensino, gênero, idade e período, a Procrastinação influencia negativamente o desempenho acadêmico discente. Em termos de relevância científica, o estudo contribui ao reportar evidências empíricas da estrutura bidimensional do construto procrastinação, conforme GPS, além de isolar o efeito sistemático das variáveis de controle Curso, Ensino, Gênero, Idade e Período.

Biografia do Autor

Luzilene de Sousa Silva, Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF)

Pós-Graduada em Gestão Fiscal e Tributária, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Polo Teresina-PI.  Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

Juliana Reis Bernardes, UFPI

Mestra em Administração de Empresas e Desenvolvimento Empresarial, Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) e da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Ciências Contábeis, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MPGP) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).

Salvina Lopes Lima Veras, UFPI

Mestrado em Ciências Contábeis, Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrôno Portella (CMPP).

Maurício Mendes Boavista de Castro , Universidade Federal do Piauí

Doutor em Administração, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MPGP).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

SILVA, L. de S.; BERNARDES, J. R. .; NASCIMENTO, J. C. H. B. do; VERAS, S. L. L.; CASTRO , M. M. B. de . AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ: UN ESTUDIO EXPLORATORIO CON ACADÉMICOS DE LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN CIENCIAS CONTABLES Y ADMINISTRACIÓN DE PIAUÍ. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 115-143, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i1.6441. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6441. Acesso em: 20 maio. 2022.