AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ

UN ESTUDIO EXPLORATORIO CON ACADÉMICOS DE LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN CIENCIAS CONTABLES Y ADMINISTRACIÓN DE PIAUÍ

Autores

  • Luzilene de Sousa Silva Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF)
  • Juliana Reis Bernardes UFPI
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0003-3505-372X
  • Salvina Lopes Lima Veras UFPI
  • Maurício Mendes Boavista de Castro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.6441

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Procrastinação, Determinantes

Resumo

Na presente pesquisa, investigou-se a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) do Piauí. A uma amostra composta por 771 discentes, provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, foi aplicado o instrumento General Procrastination Scale (GPS) proposto por Lay (1986), adaptado ao contexto brasileiro por Ribeiro et al. (2014).  Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PartialLeastSquaresStructuralEquationModeling – PLS-SEM). Os resultados indicam que, independentemente do efeito das variáveis, curso, ensino, gênero, idade e período, a Procrastinação influencia negativamente o desempenho acadêmico discente. Em termos de relevância científica, o estudo contribui ao reportar evidências empíricas da estrutura bidimensional do construto procrastinação, conforme GPS, além de isolar o efeito sistemático das variáveis de controle Curso, Ensino, Gênero, Idade e Período.

Biografia do Autor

Luzilene de Sousa Silva, Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF)

Pós-Graduada em Gestão Fiscal e Tributária, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Polo Teresina-PI.  Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

Juliana Reis Bernardes, UFPI

Mestra em Administração de Empresas e Desenvolvimento Empresarial, Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) e da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Ciências Contábeis, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MPGP) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).

Salvina Lopes Lima Veras, UFPI

Mestrado em Ciências Contábeis, Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrôno Portella (CMPP).

Maurício Mendes Boavista de Castro , Universidade Federal do Piauí

Doutor em Administração, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MPGP).

Referências

Abbas, K., & Lopes, A. K. (2020). Impacto dos Fatores Pessoais, Institucionais e Estilos de Aprendizagem no Desempenho Acadêmico: Uma Análise com Estudantes de Contabilidade. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 19(1), 1-31. http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220203020.

Abdullah, A. M. (2011). Factorsaffecting business students' performance in Arab Open University: The case of Kuwait. International Journalof Business and Management, 6(5), 146. http://doi:10.5539/ijbm.v6n5p146.

Abeysekera, I. (2011). RETRACTED ARTICLE: FurtherEvidenceofCriticalThinking and Final Examination Performance in Advanced Financial Accounting. Accounting Education, 20(1), i-xviii.https://doi.org/10.1080/09639280903180774.

Ackerman, D., & Gross B. (2005). Myinstructormade me do it: Taskcharacteristicsof procrastination. Journalof Marketing Education, 27(5), 6-13. https://doi.org/10.1177%2F0273475304273842

Alexander E., &Onwuegbuzie, A. (2007). Academic procrastination and the role ofhope as a coping strategy. Personality and Individual Differences, 42, 1301- 1310.2007. https://doi.org/10.1016/j.paid.2006.10.008.

Amaro, H. D., Semprebon, E., Baron Junior, E. A. B., &Dezevecki, A. F. (2016). Influência da Procrastinação Acadêmica na Autoavaliação de Desempenho de Acordo com o Nível de Autoeficácia Do Discente. Revista Universo Contábil, 12(4), 48-67. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2016448-67.

Andrade, M. M. (2009). Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Araújo, E. A. T., de Camargos, M. A., Camargos, M. C. S., & Dias, A. T. (2013). Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, 24(1), 60-83.

Argiropoulou, Maria I., & Ferrari, Joseph R. (2015). Chronic procrastination amongemergingadults: factorstructureoftheGreekversionofthe general procrastination scale. HellenicJournalof Psychology, v. 12, p. 85-104, 2015. http://dx.doi.org/10.1037/t51312-000.

Balkis, M., &Duru, E. (2009). Prevalenceof academic procrastination behavioramongpre-serviceteachers, and its relationship with demographics and individual preferences. JournalofTheory and Practice in Education, 5(1), 18-32.2009. https://doi=10.1.1.824.8098.

Bandura, A., Barbaranelli, C., Caprara, G., &Pastorelli, C. (2001). Self-EfficacyBeliefs as ShapersofChildren´sAspirations and CareerTrajectoris. ChildDevelopment, 72(1), 187-206.2001. https://doi.org/10.1111/1467-8624.00273.

Baptista, A. S. (2013). Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em Alunos do 3o ciclo e ensino secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico. OLD - Dissertações de Mestrado. http://hdl.handle.net/10348/2793.

Bariani, Isabel Cristina Dib, & Sampaio, Rita Karina Nobre (2011). Procrastinação acadêmica: um estudo exploratório. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 2, (n. 2), p. 242-262, 2011. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011V2N2P242.

Beswick, G., Rothblum, E. D., & Mann, L. (1988). Psychological antecedentsofstudent procrastination. AustralianPsychologist, 23, 207–217. https://doi:10.1080/00050068808255605.

BIBBINS, W., & FOGELBERG, L. (2003). Determinants of performance in principlesoffinance. In Troy State University System-Wide Business Symposium.

Burka, J., &Yuen, L. (1991). Procrastinação. São Paulo: Nobel, 1991.

Campana, A. N., Tavares, M. C., & Silva, D. (2009). Modelagem de Equações Estruturais: Apresentação de uma abordagem estatística multivariada para pesquisas em Educação Física. Fundação Técnica e Científica do Desporto, 5 (4), 59-80 ISSN 1646 ‒ 107X. 2009. https://doi.org/10.6063/motricidade.170.

Campbell, M. M. (2007). Motivational systems theory and the academic performance ofcollegestudents. JournalofCollegeTeaching& Learning (TLC), 4(7). http://dx.doi.org/10.19030/tlc.v4i7.1561.

Carranza, R., &Arlith, R. (2013). Procrastinación y características demográficas asociados em estudiantes universitários. Revista Apuntesuniversitarios, III, 2 ISSN: 22257136. http://dx.doi.org/10.17162/au.v0i2.43.

Chu, A., &Choi, J. (2005). Rethinking procrastination. Positive effectof ‘active’ procrastination behavioronattitudes and performance. Journalof Social Psychology, 145, 245–264. https://doi.org/10.3200/socp.145.3.245-264.

Clariana, M., & Rodríguez, A. (2017). Procrastinaciónen Estudiantes Universitarios: sua RelaciónconlaEdad y el Curso Académico. Revista colombiana de psicología, 26(1), enero-junio 2017 issn 0121-5469 impreso | 2344-8644 en línea bogotácolombia - pp. 45-60. doi: https://10.15446/rcp.v26n1.53572.

Contractor, A. A., Weiss, N. H., Tull, M. T., &Elhai, J. D. (2017). PTSD'srelation with problematic smartphone use: Mediating role ofimpulsivity. Computers in Human Behavior, 75, 177-183. https://doi:10.1016/j.chb.2017.05.018.

Corkin, D. M.; Yu. S. L.; &Lindt, S. F. (2011). Comparingactivedelay and procrastination from a self-regulatedlearning perspective. Learning and Individual Differences, 21 602–606. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2011.07.005.

Costa, M. D. S. (2007). Procrastinação, auto-regulação e gênero. BUM - Dissertações de Mestrado. http://hdl.handle.net/1822/6961.

Demirci, K., Akgonul, M., &Akpinar, A. (2015). Relationshipof smartphone use severity with sleepquality, depression, and anxiety in universitystudents. JournalofBehavioralAddictions, 4(2), 85-92. https://doi:10.1556/2006.4.2015.010,

Elhai, J. D., Dvorak, R. D., Levine, J. C., & Hall, B. J. (2017). Problematic smartphone use: A conceptual overview and systematicreviewofrelations with anxiety and depressionpsychopathology. JournalofAffectiveDisorders, 207, 251-259. https://doi:10.1016/j.jad.2016.08.030.

Enumo, S. R. F; &Kerbauy, R. R. (1999). Procrastinação: descrição de comportamentos de estudantes e transeuntes de uma capital brasileira. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 1(2), 125-133.

Fernie, B. A.; Bharucha, Z.; Nikčević, A. V.; &Spada, M. M. (2017). The unintentional procrastination scale. JournalofRational-Emotive&Cognitive-Behavior Therapy, 35(2), 136-149. https://doi.org/10.1007/s10942-016-0247-x.

Ferrari, J, O’callaghan, J., &Newbegin, I. (2005). Prevalenceof procrastination in the United States, United Kingdom, and Australia: arousal and avoidancedelaysamongadults. North American Journalof Psychology, 7, 1, 1-6.

Ferrari, J. (1994). Compulsive procrastination: Some self-reportedcharacteristics. Psychological Reports, 68, 2, 455-458. https://doi.org/10.2466%2Fpr0.1991.68.2.455.

Ferrari, J. (2004). Trait Procrastination in Academic Settings: An Overview ofStudents Who Engage in TaskDelays. In: Schouwenburg, H.; Lay,C; Timothy,P. Ferrari, J. (Orgs.) Counseling theProcrastinator in Academic Settings. American Psychological Association, p.19-28. http://dx.doi.org/10.1037/10808-001.

Ferrari, J. R., Johnson, J., Mccown, W. (1995). Procrastination and taskavoidance: Theory, research and treatment. New York: Plenum Press. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4899-0227-6.

Ferrari, J., &Tice, D. (2000). Procrastination as a self-handicap for men and women: a task-avoidance strategy in laboratory setting. Journalofresearch in personality, 34, 73-83. http://dx.doi.org/10.1006/jrpe.1999.2261.

Ferrari, Joseph R.; Özer, BilgeUzun; &Demir, Ayhan (2009). Chronic procrastination amongTurkishadults: Exploringdecisional, avoidant, and arousalstyles. The Journalof social psychology, v. 149, n. (3), p. 402-408. https://doi.org/10.3200/SOCP.149.3.402-408.

Fontes, J. J. O. (2012). Procrastinação: classificação dos hábitos de procrastinação digital no ambiente acadêmico de uma turma do 1º ano de Design e criação de método curricular pedagógico autorregular da aprendizagem. 2012. 1042 p. Dissertação (Mestrado em Multimédia) – Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto, Porto, Portugal. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2018.

Garkaz, M., Banimahd, B., &Esmaeili, H. (2011). Factorsaffecting accounting students’ performance: The case ofstudentsattheIslamicAzadUniversity. Procedia-Social and BehavioralSciences, 29, 122-128. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.11.216.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Guney, Y. (2009). Exogenous and endogenousfactorsinfluencingstudents' performance in undergraduate accounting modules. Accounting Education, 18(1), 51-73. https://doi.org/10.1080/09639280701740142.

Hair Jr, J. F.; Hult, G. T. M., Ringle, C., &Sarstedt, M. (2014). A primer onpartialleastsquaresstructuralequationmodeling (PLS-SEM). SagePublications. https://doi.org/10.1108/ebr-10-2013-0128.

Haycock, L., Mccarthy, P., &Skay, C. (1998). Procrastination in collegestudents: The role of self-efficacy and anxiety. JournalofCounselling and Development, 76, 317-324. https://psycnet.apa.org/doi/10.1002/j.1556-6676.1998.tb02548.x.

Howell, A., & Watson, D. (2007). Procrastination: Associations with achievementgoalorientation and learningstrategies. Personality and Individual Differences, 43, 167-178. https://doi.org/10.1016/j.paid.2006.11.017.

Hussain, I., &Sultan, S. (2010). Analysisof procrastination amonguniversitystudents. Procedia Social and BehavioralSciences, 5,1897-1904. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.07.385.

Iskender, M. (2011). The influenceof self-compassionon academic procrastination and dysfunctionalattitudes. Educational Research and Reviews, 6(2), 230-234.

Klassen, R., Krawch, L., Lynch, L., &Rajan, S. (2007). Procrastinación académica de losestudiantes: baja autoeficacia para autorregularsepredicelos niveles más altos de ladilación: Psicología de laEducaciónContemporánea, 5 (08), 165-169.

Klingsieck, K. B. (2013). Procrastination: Whengoodthingsdon’t come tothosewhowait. European psychology, 18(1), 24-34. http://dx.doi.org/10.1027/1016-9040/a000138.

Knaus, W. (2000). Procrastination, blame, and change. Journalof Social Behavior and Personality, 15, 153-166.

Lay, C. (1986). At last, myresearch article on procrastination. Journalof Research in Personality, v. 20, p. 474 – 495. https://doi.org/10.1016/0092-6566(86)90127-3.

Lay, C. (1990). Workingto schedule onpersonal projects: Anassessmentofpersonobjectcharacteristics and trait procrastination. Journalof Social Behavior and Personality, 5, 91-10. https://doi.org/10.1016/0191-8869(92)90108-2.

Lepp, A., Barkley, J. E., &Karpinski, A. C. (2015). The RelationshipBetweenCell Phone Use and Academic Performance in a Sampleof U.S. CollegeStudents. SAGE Open, 5(1). https://doi:10.1177/2158244015573169.

Lizote, S. A., Alves, C. R., Teston, S. F., &Olm, J. W. (2019). Estilos de Aprendizagem, Desempenho Acadêmico e Avaliação Docente . Revista Catarinense da Ciência Contábil, 18(nd), 1-16. https://dx.doi.org/10.16930/2237-766220192837.

Mariani, M. G.; & Ferrari, J. R. (2012). AdultInventoryOf Procrastination Scale (Aip): A ComparisonOfModels With AnItalianSample. TPM: Testing, Psychometrics, Methodology in Applied Psychology, 19(1).

Martins, Z. B., & Marinho, S. V. (2019). Relação das Variáveis Concernentes ao Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Alunos de Graduação em Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, 15(1), 27-48. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2019102.

Medeiros, K. E. B., Antonelli, R. A., &Portulhak, H. (2019). Desempenho Acadêmico, Procrastinação e o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por Estudantes da Área de Negócios . Revista Gestão Organizacional, 12(1), 92-114. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4731.

Miranda, C. S., Lima, J. P. R., & Andrade, F. P. (2020). Do Students from AffirmativeActions Have Lower Academic Performance?. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 14(1), 1-1. https://doi.org/10.12712/rpca.v14i1.38751.

Miranda, G. J., da Castro Casa, S. P., & Junior, E. B. C. (2013). The accounting education gap in Brazil. China-USA Business Review, 12(4). https://doi.org/10.17265/1537-1514%2F2013.04.003.

Miranda, G. J., da Silva Lemos, K. C., de Oliveira, A. S., & Ferreira, M. A. (2015). Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175-209. https://doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264.

Monnerat, J. C. Q., Pessoa, M. T. R., & Ferreira, J. A. G. A. (2016). Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância: Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015. EaD em Foco, 6(2). http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.377.

Moon, S., &Illingworth, A. (2005). Exploringthedynamicnatureof procrastination: A latentgrowth curve analysisof academic procrastination. Personality and Individual Differences, 38, 297-309. https://doi.org/10.1016/J.PAID.2004.04.009.

Polese, A. G., Bortoluzzi, S. C., & Antonelli, R. A. (2019). Relação entre as Variáveis Comportamentais e o Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, 20(3), 6-19. https://doi.org/10.21714/2446-9114rmc2019v20net01.

Polydoro, S. A. J., Pelissoni, A. M. S., Carmo, M. C., Emilio, E. R. V., Dantas, M. A., & Rosário, P. (2015). Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC‑Campinas, 20(3), 201‑213. https://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2877.

Przepiorka, A., Błachnio, A., & Díaz-Morales, J. F. (2016). ProblematicFacebook use and procrastination. Computers in Human Behavior, 65, 59-64. https://doi:10.1016/j.chb.2016.08.022.

Pychyl, T. A., &Flett, G. L. (2012). Procrastination and self-regulatoryfailure: Anintroductiontothespecialissue. JournalofRational-Emotive&Cognitive-Behavior Therapy, 30, 203–212. https://doi:10.1007/s10942-012-0149-5.

Pychyl, T. A., Lee, J. M. &Blunt, A. (2000). Five daysofemotion: anexperiencesampling study ofunder- graduatestudent procrastination. Journalof Social Behavior and Personality, 15(5), pp. 239–254.

Rabin, L. A., Fogel, J., &Nutter-Upham, K. E. (2011). Academic procrastination in colleguestudents: the role of self-reportedexecutivefunction. JournalofClinical and Experimental Neuropsychology, 33(3), 344-357. https://doi.org/10.1080/13803395.2010.518597.

Rangel, J. R., & Miranda, G. J. (2016). Desempenho Acadêmico e o uso de redes sociais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 11(2). https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13383.

Ribeiro, F.; Avelino, B. C.; Colauto, R. D.; & Nova, S. P. C. C. (2014). Comportamento procrastinador e desempenho acadêmico de estudantes do curso de ciências contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, pp. 386-406, set./dez.

Rodrigues, B. C., Resende, M. S., Miranda, G. J., & Pereira, J. M. (2016). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis no ensino a distância. Enfoque: Reflexão Contábil, 35(2), 139-153.

Rosário, P., Núñez, J., & González-Pienda, J. (2006). Cartas do Gervásio ao seu Umbigo. Comprometer-se com o Estudar na Universidade. Coimbra: Almedina Editores. 2006.

Rothblum, E. D., Solomon, L. J., & Murakami, J. (1986). Affective, cognitive, and behavioral differences between high and lowprocrastinators. JournalofCounseling Psychology, 33(4), 387-394. https://doi.org/10.1037/0022-0167.33.4.387.

Samaha, M., &Hawi, N. S. (2016). Relationshipsamong smartphone addiction, stress, cademic performance, and satisfaction with life. Computers in Human Behavior, 57, 321-325. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.12.045.

Sampaio, R. K. N. (2011). Procrastinação acadêmica e autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

Santos, M. J. C. D., Vilhena, E. M. D. S. R., Antonelli, R. A., & Meurer, A. M. (2020). Desempenho Acadêmico e Características Sociodemográficas, Comportamentais, Psicológicas e de Formação Docente: Análise de Alunos Portugueses da Área de Negócios. Contabilidade Vista & Revista, 31(2), 192-220. https://doi.org/10.22561/cvr.v31i2.5286.

Schouwenburg, H. C. (2004). Procrastination in academic settings: General introduction. In H. C. Schouwenburg, C. H. Lay, T. A. Pychyl, & J. R. Ferrari (Eds.), Counseling theprocrastinator in academic settings (pp. 3–17). Washington, DC: American Psychological Association. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/10808-001.

Schouwenburg, H., & Lay, C. (1995). Trait procrastination and the Big-Five Factorsofpersonality. Personality and Individual Differences, 18(4), 481-490. https://doi.org/10.1016/0191-8869(94)00176-S.

Sirois, F. M., Melia-Gordon, M. L., & Pychyl, T. A. (2003). T ll look after myhealth later’. Aninvestigationof procrastination and health. Personality and individual differences, 35, 1167-1184. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(02)00326-4.

Solomon, L. J.; &Rothblum, E. P. (1984). Academic procrastination: frequency and cognitive-behavioral correlates. Journalof Counseling Psychology, 31(4), 503-509.

Steel, P. (2007). The natureof procrastination. Psychological Bulletin, 133(1), 65-94. https://doi.apa.org/doi/10.1037/0022-0167.31.4.503.

Steel, P., &Klingsieck, K. B. (2016). Academic procrastination: psychologicalantecedentsrevisited. AustPsychSociety, 51,36–46.http://doi:10.1111/ap.12173.

Tice, D. M., &Baumeister, R. F. (1997). Longitudinal study of procrastination, performance, stress, and health: The costs and benefitsofdawdling. Psychological Science, 8, 454–458. http://doi:10.1111/j.1467-9280.1997.tb00460.x.

Tice, D. M., &Bratslavsky, E. (2000). Giving in tofeelgood: The placeofemotionregulation in the contexto f general self- control. Psychological science, 8, 454-458.

Van Eerde, W. (2000). Procrastination: Self-regulation in initiatingaversivegoals. Applied Psychology: An International Review, 49, 372-389. http://dx.doi.org/10.1111/1464-0597.00021.

Van Eerde, W. (2003). A meta-analyticallyderivednomological network of procrastination. Personality and Individual Differences, 35, 1401-1418. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(02)00358-6.

Vasconcelos, A. I. T., Diniz, G., & Andrade, T. (2012). Determinantes Socioeconômicos do Índice de Rendimento Académico dos Discentes de Instituições de Ensino Superior em um Município Cearense. Anais do V Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Luciano Feijão, Sobral.

Vieira, M., & Ruy, J. (2006). Educação Familiar. Estratégias para a promoção da igualdade de género. Lisboa: CIDM.

Watson, D. (2001). Procrastination and thefive-factormodel: a facetlevelanalysis. Personality and Individual Differences, 30(1), 149-158. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(00)00019-2.

Wilson, A. (2002). Exogenous determinants ofstudent performance in firstfinance classes. Financial Decisions, 14(1), 1-15.

Wolters, C. (2003). Understanding procrastination from a self-regulatedlearning perspective. JournalofEducational Psychology, 95, 1, 179-187. https://doi.apa.org/doi/10.1037/0022-0663.95.1.179.

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SILVA, L. de S.; BERNARDES, J. R. .; NASCIMENTO, J. C. H. B. do; VERAS, S. L. L.; CASTRO , M. M. B. de . AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ: UN ESTUDIO EXPLORATORIO CON ACADÉMICOS DE LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN CIENCIAS CONTABLES Y ADMINISTRACIÓN DE PIAUÍ. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 115–143, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i1.6441. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6441. Acesso em: 19 abr. 2024.