Momento de Reconhecimento da Receita Proveniente da Venda de Créditos de Carbono: o Caso de uma Operadora de Aterro Sanitário no Estado do Espírito Santo
Palavras-chave:
MDL, Crédito de Carbono, Contabilidade Ambiental.Resumo
O reconhecimento da receita é uma questão complexa e isso se deve ao fato de que os fatores de produção adicionam valor às diversas etapas de execução do processo produtivo. Esta pesquisa visa investigar o momento de reconhecimento da receita proveniente da venda de créditos de carbono. Para a execução deste trabalho foi realizado um estudo de caso na Marca Ambiental, empresa gerenciadora de um aterro sanitário no Estado do Espírito Santo que desenvolve um projeto cujo propósito é gerar energia a partir dos gases do aterro que administra, reduzindo, com isso, as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e enquadrando-se no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Para responder à questão proposta neste estudo, foi utilizada uma multiplicidade de fontes de evidências como: documentação, entrevistas e observação. O estudo compreende as fases de concepção, implantação e operacionalização do projeto. Concluiu-se que, à luz da Teoria da Contabilidade, é possível reconhecer a receita oriunda da venda de créditos de carbono, somente na fase de operacionalização, observadas as três situações determinantes do ponto de reconhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.